Com apoio do Sintram, Conselho Municipal promove evento com Secretária Nacional de Políticas Públicas para Mulheres

Publicado por: Redação

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Divinópolis (CMDM) recebe na próxima segunda-feira (14) a Secretária Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, Maria Aparecida Andrade de Moura. A convite do CMDM, a Secretária visita Divinópolis para uma palestra sobre a importância dos Organismos Governamentais de Políticas para Mulheres (OPM). O evento está marcado para 14h30, no Teatro Municipal Usina do Gravatá.

De acordo com a Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres (SPM), o OPM é uma ferramenta de formulação e implementação das políticas públicas para as mulheres. Para a SPM é primordial a criação de organismos governamentais específicos na estrutura administrativa estadual, distrital e municipal como forma de fazer chegar ao cotidiano das mulheres as ações do poder público.

Continua depois da publicidade

Balanço da SPM indica que o país conta hoje com 719  Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres (OPMs), distribuídos pelas 27 unidades da Federação, sendo 25 estaduais e o restante em nível municipal. O estado com o maior número de OPMs é Pernambuco, com 168, seguido do Rio Grande do Sul, com 110. São Paulo, o estado que possui a economia mais forte do país, conta com 41 unidades do OPM e Minas Gerais tem apenas 16. 

De acordo com Lourdes Lopes, vice-presidente do CMDM, o evento é aberto ao público, em especial às mulheres. “Nesse encontro com a secretária será tratado sobre o controle social das políticas públicas que devem ser garantidas e ratificadas pelo Estado brasileiro, como medida de proteção aos direitos humanos e no combate de todas as formas de discriminação contra as mulheres”, explicou Lourdes Lopes.

Para a realização desse evento, o CMDM fez parcerias com SOAC, CDL e o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), que também ocupa uma cadeira no Conselho. A presidente do Sintram, Luciana Santos, destacou a importância da palestra e a parceria entre o Sindicato e o CMDM: “Esse é um evento imperdível, pois vai tratar diretamente das políticas governamentais voltadas para as mulheres. O Sintram é parceiro do CMDM por entender que as mulheres divinopolitanas precisam participar mais da vida política da cidade, além de conhecer as reais políticas governamentais que cuidam dos direitos das mulheres”, analisou.

QUEM É MARIA APARECIDA DE MOURA

A Secretária Nacional de Políticas Públicas para Mulheres da presidência da República, Maria Aparecida Andrade de Moura, tem um extenso e rico currículo. Além do cargo federal, ela é secretária geral do MDB e Coordenadora Estadual do Programa de Formação Política na Fundação Ulysses Guimarães-EAD/Minas Gerais. Professora e pedagoga, ela também é Pesquisadora e estudiosa sobre assuntos referentes à Política para as Mulheres e Planejamentos Estratégicos. Cumpre anualmente uma extensa agenda, visitando diversos municípios mineiros, proferindo Palestras sobre “Direitos, Cidadania e Projetos para Mulheres”.

SERVIÇO

PALESTRA: A importância dos Organismos de Políticas para Mulheres e suas Ações
DATA: 14 de maio de 2018
HORA: de 14h30 às 16h30
LOCAL: Teatro Municipal Usina do Gravatá

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade