Copasa emite aviso de cobrança de taxa de esgoto para vários bairros de Divinópolis já partir de julho; passa dos atuais 43,92% para 92,5%

Publicado por: Redação

Foi lido no expediente da Câmara de Divinópolis, na sessão ordinária desta terça-feira (08), que a partir de julho, os bairros Manoel Valinho II, Dr. José Tomás, Universitário, Espirito Santo, Halim Souki, São Luís, São Geraldo, São Lucas, São João de Deus, Parte do Jardim Candelária, Dom Cristiano, Fonte Boa, prolongamento do Bom Pastor, parte do Bairro Santa Clara, Padre Libério, Prolongamento do Bom Pastor, Santa Clara, parte do Alvorada, e parte do Liberdade deixarão de pagar os atuais 43,75% e passarão a pagar 92,5% referente ao valor da conta de água, de taxa de tratamento de esgoto sanitário – Segundo o superintendente João Martins, o oficio foi enviado para a Câmara, pois por lei e regulamento da ARSAE, é necessário que a população seja informada com 90 dias de antecedência – Além do oficio para a Câmara, todos os usuários que estarão sendo afetados com o novo preço também estão recebendo tal comunicado em suas residências – João Martins, diferente da informação e indignação da vereadora Janete, afirmou que a cobrança só será realizada quando efetivamente a estação estiver pronta e já funcionando tratando o esgoto das residências dos bairros acima citados.

Desde 2012 a Copasa é responsável pelo sistema de esgotamento sanitário de Divinopolis e desde 2013 a bacia do Rio Pará já conta com o tratamento do esgoto e a partir de agora a empresa passa a cobrar, com previsão para o início do tratamento em julho de 2018, para pagamento em agosto.

Continua depois da publicidade

Dos vereadores antigos que foram reeleitos, apenas o vereador EDUARDO PRINT JUNIOR (SD),  na época que fazia parte da base do Governo do ex-prefeito Vladimir Azevedo votou favorável à cobrança, os demais vereadores, que foram reeleitos para a atual legislatura, nenhum deles aprovou a cobrança quando da votação no plenário da Câmara de Divinópolis. E estranhamente, sabendo do seu passado, foi um dos que fizeram estardalhaço quanto foi anunciado a leitura do expediente. E durante sua fala criticou a cobrança.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Jairo Gomes Viana disse:

    Não dá para entender o que a maioria dos Bairros citados tem haver com a ETE do rio Pará. Até o momento a Copasa não tratou um centímetro do esgoto que é lançado nas águas do rio Itapecerica. Portanto só poderia começar a cobrar após o início do efetivo tratamento. Isso é questão de ação judicial, embora nossa justiça ultimamente só tem feito justeza para o lado mais forte da corda. É vergonhoso que a Copasa venha dobrar a taxa de coleta e destinação do esgoto, um vez que não trata o esgoto lançado no Itapecerica. A população afetada tem que fazer um boicote conta a Copasa e ir na Câmara Legislativa cobrar uma atitude dos vereadores.

  2. João Sincero disse:

    Mas o que é isso, O vereador Eduardo Print Jr, votou e aprovou junto com ex prefeito Vladimir essa Maldade Taxa de Esgoto (95%), e quer sair pra Deputado Estadual este ano, não iremos votar nesse candidato não, faz de santo e bonzinho agora, mas ferrou com toda a população quando votou essa merda de taxa.

    Não iremos dar nossos votos este ano a você vereador…

  3. 100% ETE PRONTA disse:

    CADÊ A CPI DA COPASA PRA IMPEDIR ESSE ABSURDO AUMENTO NA JUSTIÇA, A COPASA NEM ACABOU 100% ESSA TAL “ETE” E JÁ QUER COBRAR 95%, VAMOS TIRAR DA CIDADE IGUAL FEZ PARÁ DE MINAS.

    FORA COPASA E SEUS ACIONISTAS QUE DEVEM SER GRANDES POLÍTICOS DE DÉCADAS DO MDB, PSDB, PT, E OUTROS.

    GENTE COPASA É DE ACIONISTAS, VAMOS ABRIR OLHO E TIRAR ELA DA CIDADE.

  4. Adriano Henrique Oliveira disse:

    Cidade sem comando,essas empresas fazem o que querem,povo inerge.

  5. anonimo disse:

    O que o povo não está sabendo, é que apesar de os trabalhos da estação de tratamento estar em andamento, o mesmo não pode se falar dos interceptores que vão captar o esgoto e levar para a ETE. Dúvido que os interceptores estejam prontos até o inicio da cobrança. Em outras palavras, a COPASA vai cobrar por algo que não está fazendo. Como já vem ocorrendo desde que assumiu o serviço, e os Vereadores dizendo que está tudo OK, uma vergonha.

  6. Paulo gontijo disse:

    Herança maldita deixada pelo PSDB em Divinópolis, Vladimir deixou este presentinho, mas não se vê tratamento do esgoto ..tipo a mg050,deixada pelo Aécio , só vem a nós , não há benfeitoria para população..

  7. Urbano da costa disse:

    Qdo não se é vitrine, é facil atirar pedras

  8. André disse:

    Um Absurdo esta noticia, é um afronto ao Divinopolitano, pois a Copasa presta um serviço de péssima qualidade desde sempre a Divinópolis. Desde 2011 cobra 50% desta taxa e não fizeram nada, apenas encheram os bolsos de dinheiro. Não podemos permitir isso, a população tem que se revoltar, chega de sempre levarmos desvantagens.
    Vegonha, Vergonha, Vergonha.

  9. helena sousa disse:

    EU GOSTARIA DE SER INFOR,MADA QUANDO FOI O AUMENTO DE SALARIO DOS CONTRIBUINTES 2) Qual foi a reference usada para este aumento ? A qualidade da agua foi melhorada? Pareceque de novo os contribuintes foram lesados1

  10. Priscila disse:

    Esse reservatório de água está sendo construído no bairro Liberdade, em frente um condomínio de LUXO e próximo do Fórum, sendo que à 500 metros, já existe um outro reservatório.
    Enquanto isso, nem falam no reservatório para atender o bairro Nova Fortaleza II, porque será ? Com certeza, por ser um bairro humilde e sem morador de posses.

    1. Anonimus Secretus disse:

      O condomínio de luxo possui poço artesiano e reservatório próprio. Não estão nem aí pra Copasa.

  11. anonimo disse:

    coitadp do povo

Continua depois da publicidade