Museu Histórico de Divinópolis por risco de desabamento recebe escoramento

Publicado por: Redação

O prédio do Museu histórico de Divinópolis começou a receber a partir da última quarta-feira (13), escoramento na estrutura. O sobrado foi interditado pela Defesa Civil, em março. A decisão foi tomada depois de uma análise detalhada por parte de engenheiros e técnicos do órgão que indicou danos na estrutura – A análise apontou que parte da madeira de sustentação da área de trás do prédio está comprometida e a parede apresenta trincas e ondulação. Servidores da Secretaria Municipal de Obras (Semop) farão a instalação de escoras para garantir a integridade do imóvel, que é tombado pelo Patrimônio Público. 

De acordo com a gerente de Memória e Patrimônio, Thais Venuto o escoramento deverá ser feito em 15 dias, garantindo a integridade do sobrado. “Tem início a instalação das escoras, e o serviço deverá ser feito em 15 dias e a estrutura estará mais conservada”, afirmou.

Continua depois da publicidade

A gerente explica que a Secretaria de Cultura estuda um projeto para a reforma do imóvel, e busca parceria com a iniciativa privada para recuperar o prédio. “Nós buscamos uma alternativa para as obras de reforma. Um projeto é elaborado e tentamos aprovar pela Lei de Incentivo, ou por meio de chamamento público, estamos trabalhando com várias alternativas”, explicou.

O acervo do Museu se encontra junto ao arquivo público e está aberto para visitação às segundas, quartas e sextas-feiras e também para agendamentos. A exposição atual, montada em parceria com o arquivo público municipal e peças do museu, retrata a história do município, desde a emancipação até o início dos anos 2000.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Guilherme de orange disse:

    Tambem, abandonado faz anos pelos canalhas que o povo desse cidadd elege…

Continua depois da publicidade