GOVERNO GALILEU, MEIO ACÉFALO: ações desconectadas, cada um faz o que quer, do jeito que quer e quando quer; Iptu e Reforma Administrativa?

Publicado por: Redação

As notícias que por vezes são verdadeiros buxixos, surgem a toda hora, envolvendo quase todas as Secretarias, e quando a imprensa vai confirmar a autenticidade das informações, não conseguem, por que nem eles mesmo às vezes são comunicados. Com toda boa vontade tentam apurar, nem sempre conseguem “ipsis litteris” a informação completa e correta.

O fato é que grande parte dos membros, “cabeças pensantes” da administração de Galileu Machado, é formada em sua maioria por pessoas que não se atualizaram ao longo dos anos, ficaram à margem da evolução tecnológica e mesmo de gestão. Outras, em alguns casos, foram nomeadas apenas por mérito político e não técnico, não têm as mínimas condições de serem gestoras. Isso faz com que, um determinado espaço que não é ocupado, alguém vem e o ocupa fazendo às vezes de porta voz de situações inexistentes – As últimas informações trucadas,  até mesmo de vereadores distantes do Poder Executivo, passam para a  Câmara, por que ouviu dizer isso ou aquilo. A mais recente foi do vereador Marcos Vinicius falando sobre o IPTU, outra é sobre uma reforma administrativa, com aumento substancial  da folha de pagamento, são exemplos clássicos de “espaço vazio”, que outros ocupam.

Continua depois da publicidade

REFORMA

O Divinews apurou diretamente com a Diretoria de Comunicação, que. Haverá sim, uma reforma administrativa e não política. O projeto vai aportar na Câmara em meados de outubro. E que a intensão inicial é não criar novos cargos. É, por exemplo: “Quando existir um cargo em uma determinada Secretaria que não está sendo ocupado, essa vaga passaria para outra, que houver mais necessidade”, explicou a comunicação. Que foi além, que não existe preocupação partidária com exoneração e nem com nomeações, se o servidor é ou não tucano, deste ou daquele partido. O que estará sendo avaliado é a capacitação técnica (meritocracia).

O que está sendo divulgado é que novos cargos serão criados inchando a máquina administrativa, mais do que na época do ex-prefeito Vladimir Azevedo.

IPTU

Segundo a Diretoria de Comunicação, ainda está em estudos a revisão da planta básica de valores. Não sabem ainda se a revisão será para o próximo ano, ou para 2019. Contudo, o reajuste que é feito todo ano, ocorrerá normalmente em 2018.

A planta básica de valores dos imóveis no município, em que mansões em um determinado condomínio de médicos pagam uma ninharia, e casas simples na periferia, pagam um valor desproporcional comparado com o citado condomínio, entre outras desproporcionais comparações. Essas distorções precisam serem revistas urgentemente.

SECRETÁRIOS

Não confirmaram a exoneração de secretários. O Divinews obteve a informação de fonte de dentro da Prefeitura, que um ou outro secretário deverá sair sim. Por que o tempo que um dos secretários tem dedicado à prefeitura não corresponde à demanda da pasta, já que ele atende no SAMU, tem consultório particular e ainda faz cirurgia no HSJD.

GESTÃO DO MUNICIPIO

Em que pese todos os pontos negativos da postura de Fausto Barros, ex-assessor especial de Galileu Machado. É notório que ele faz falta na administração do município. Era o homem forte do prefeito, que ninguém ousava ir contra suas determinações. E ele exercia sua autoridade com pulso firme, bem mais que Galileu. Com seu afastamento pedido pela Justiça, ficou um vazio de poder. Já que Ricardo Moreira, Secretário de Governo, é só bonzinho, um bom homem. Vices-prefeitos não governam, não administram, são vices. Galileu Machado, queira ou não, até os mais otimistas os ferrenhos galiletes, estão concluindo que 84 anos pesa e muito. O resultado é que a Prefeitura, em determinados momentos fica totalmente acéfala e em outros, mais ou menos.

EXECUTIVO X LEGISLATIVO

Após o pedido do vereador Edsom Sousa para deixar a liderança do Governo na Câmara, o espaço segue vazio. Por vezes ele é ocupado pelo próprio vereador Adair Otaviano, que duplamente ocupa a Presidência do Legislativo, e defende o governo, o forçando a sair de sua posição de magistrado imparcial, que preside a Casa para todos os partidos. O governo segue, há quase um mês, sem uma voz na Câmara, fazendo interlocução direta com o Presidente. A situação vai se agravar quando aportarem projetos polêmicos de autoria do Executivo, que serão necessários serem aprovados.

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Carlos Alonso Barros disse:

    MAIS UMA VEZ VEM A PÚBLICO NA MÍDIA A SUSPEITA JÁ CONHECIDA DA POPULAÇÃO DIVINOPOLITANA SOBRE A REAL GRAVIDADE DA SAÚDE DE NOSSO PREFEITO GALILEU QUE É ESCONDIDA POR SEUS ATRAPALHADOS SECRETÁRIOS E ASSESSORES SEM COMPETÊNCIA PROFISSIONAL PARA OCUPAR CARGOS CHAVES NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL ONDE O CRITÉRIO DE ESCOLHA LEVA MAIS EM CONTA SER AMIGOS E COMPADRES DO ATUAL PREFEITO.ALÉM DISSO OS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS NÃO AGUENTAM MAIS OS DESMANDOS DA CZARINA PATRÍCIA COELHO QUE TEM INTIMA INFLUÊNCIA SOBRE SEU AMADO PREFEITO GALILEU TEIXEIRA MACHADO.OS ELEITORES QUE VOTARAM NAS ELEIÇÕES DE 2016 TAMBÉM SÃO CULPADOS POR ESSA SITUAÇÃO POIS SABIAM A IDADE AVANÇADA DO PREFEITO GALILEU E MESMO COM VÁRIOS OUTROS CANDIDATOS MAIS JOVENS E COMPETENTES ESCOLHERAM O MAIS IDOSO E COM POUCO CONHECIMENTO DAS NOVIDADES TECNOLÓGICAS EM GERAL PARA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE NOSSA CIDADE POIS HÁ 12ANOS NÃO COLOCAVA OS PÉS NA PREFEITURA.AGORA NÃO VENHAM RECLAMAR!!!!TERÃO QUE AGUARDAR AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES EM 2020 OU CONTAR COM O MINISTÉRIO PÚBLICO NO AFASTAMENTO JUDICIAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS ENVOLVIDOS EM PROBLEMAS COM A JUSTIÇA E EVENTUAL POSSE DO VICE PREFEITO DOUTOR RINALDO NO CASO DE IMPEDIMENTO DO PREFEITO GALILEU POR PROBLEMAS DE SAÚDE.AGUENTA DIVINÓPOLIS PORQUE O PIOR AINDA ESTÁ VINDO POR AÍ É SÓ AGUARDAR. FALTA DE AVISO NÃO FALTOU E NÃO VALE CHORAR POR LEITE DERRAMADO QUANDO A VACA FOI PRO BREJO.NÃO É ISSO MESMO DIVINEWS???

Continua depois da publicidade