CAOS NA UPA: Ao invés de retirar um dedo, homem vai perder uma perna e pode morrer

Publicado por: Redação

Ronan Cardoso dos Santos, de 60 anos, que é vigia da obra do Hospital da Mulher (Accom), que necessitava remover um dedo do pé devido à complicações da diabetes, teve o seu caso agravado, e acabou perdendo uma perna, encontrando-se em estado mórbido na UPA de Divinópolis.

Segundo Edmilson Cardoso dos Santos, filho do paciente, Ronan foi encaminhado do posto de Saúde do bairro Serra Verde para a UPA para a remoção do dedo. No entanto, o médico alegou que ele deveria ficar internado uma noite na Unidade e deveria retornar todos os dias posteriormente para tratamento.

Continua depois da publicidade

Após quase duas semanas fazendo dessa maneira, surgiu uma bola de pus na parte inferior da perna de Ronan. Passados dez dias sem melhora na ferida, o vigia e os familiares tiveram conhecimento de que Ronan nunca deveria ter ido embora da UPA. Ele foi encaminhado para o hospital de Pitangui, onde foi constatado que perderia a perna até a parte superior da coxa.

Edmilson contou que um médico já encaminhou documentos para a UPA, e estão aguardando a resposta da secretaria de saúde para que Ronan possa passar por uma cirurgia no próximo sábado (26). Entretanto, não há previsão de resposta.

Ele também contou que já procurou alguns vereadores e o vice-prefeito do município, mas que até o momento não conseguiu uma solução para a situação de seu pai, onde os ossos e tendões da perna estão visíveis e o corpo está exalando odor de decomposição. Algumas fotografias das feridas de Ronan tiveram que ser tiradas discretamente, já que a UPA não autorizou que fossem fotografadas.

 

JUDICIALIZAÇÃO

No dia 3/8, o Juizado Especial de Divinópolis expediu uma determinação para que o Estado providencie imediatamente a internação do paciente, para que houvesse a avaliação da necessidade de uma cirurgia imediata. 18 dias já passaram, e nada foi feito.

[foogallery id=”46208″]

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Carlos Silva disse:

    Bom dia. Enquanto isso os senhores políticos, cuja única preocupação é o financiamento de campanha com dinheiro público na ordem de 3,6 bilhões. E agora tendo como aliado o Sr. Gilmar Mendes, que solta todos os ladrões. Nossa mãe, essa classe política, esses ministros do STF, dá nojo. Vergonha, vergonha.

  2. Cesar disse:

    Não é bem assim; a diabetes nao avança nesta velocidade; em 2 ou 3 semanas não evolui desta maneira; o que é mais provável é que só o dedo do pé parecia com problemas…e no caso de diabetes não é procedimento simples qualquer amputação. ….

    1. Douglas disse:

      Verdade Cesar minha mãe tem diabetes sei como é
      É um tratamento pela vida toda ela avançar silenciosamente e não é culpa da UPA pois lá não é centro cirúrgico e sim unidade de pronto atendimento e os hospitais que tem que receber o povo cadê o hospital público que tavam fazendo
      No início do ano quebrei a perna tíbia e fibia fiquei internado esperando vaga para operação e os hospitais negando foi um tormento entrei na justiça e mesmo assim demorou mais 15 dias até fazer a cirurgia foi muito bem tratado na UPA pelos funcionários então eles fazem que pode mais lá não é centro cirúrgico e só trabalha lotada por causa dos enternados

      1. Wesley Jg disse:

        O problema realmente não e a UPA, mas sim a demora para resolução dos problemas ( demora para encaminha paciente para médico especifico). A pouco tempo atrás estive com meu pai na UPA e demorou 45 dias internado até ir para outro hospital com o médico que precisava. O procedimento era amputação devido a diabete. Amputação foi maior devido a demora pois a infecção estava espalhando pelo local, ou seja o problema e falha de comunicação entre os departamentos de saúde que acaba deixando os paciente em uma situação ainda mais greve.

Continua depois da publicidade