Prefeito de Divinópolis reconhece a importância da UFSJ no município e faz parceria para ampliar assistência na atenção básica

Publicado por: suporte

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), celebrou uma importante parceria com a Universidade Federal São João del-Rey – Campus Dona Lindu, na manhã desta segunda-feira (04/11). Durante encontro no gabinete do executivo municipal, o prefeito Vladimir Azevedo assinou convênio que estabelece a parceria para execução do Programa de Residência em Enfermagem na Atenção Primária/Saúde da Família. Participaram da solenidade o vice-prefeito, Rodrigo Resende, a secretária municipal de Administração, Orçamento e Informação, Rosemary Lasmar, o diretor do Campus Dona Lindu, professor Eduardo Sérgio da Silva, a secretária municipal de Educação, Eliana Cançado, o secretário adjunto de Educação, João Renato de Souza Cintra.

Continua depois da publicidade

O convênio prevê, além do encaminhamento dos enfermeiros formados pela UFSJ para atuação no sistema municipal de Saúde, em especial na Estratégia de Saúde da Família (ESF), a tutoria de profissionais de saúde da Semusa, na proporção de um tutor para cada seis residentes. Dois profissionais de saúde já foram indicados para acompanhar os primeiros residentes da UFSJ para este convênio, que tem vigência a partir de março de 2014.

Para o prefeito, Vladimir Azevedo, a parceria tem foco na promoção da saúde, em especial na ampliação da cobertura da atenção básica. “Com esta parceria, reforçarmos os laços institucionais e mostramos para a sociedade que é possível irrigar a relação entre universidade, poder público e população em prol do bem comum”, disse. “A gente vem avançando em vários projetos, e este é um deles. Portanto, é uma felicidade receber estes novos residentes, e estimular um novo ciclo de gestão na rede de assistência em saúde do município, privilegiando uma nova lógica com atenção voltada à atenção primária”, enfatizou.

Segundo o coordenador do Campus Dona Lindu da UFSJ, professor Eduardo Sérgio da Silva, a atuação dos residentes em enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família proporcionará a realização de prática dos residentes na atenção primária, mas também amplia perspectivas para outras parcerias entre o poder público e a UFSJ. “São enfermeiros já formados que irão atuar na Atenção Primária. Neste momento, estamos iniciando nova turma com seis profissionais formados, que recebem uma bolsa do Ministério, e estão fazendo a assistência e também se qualificando”, disse. “Além da contribuição destes residentes em enfermagem, estamos cadastrando no Ministério da Educação novas residências em medicina, e a gente espera esta aprovação, para começarmos a fixar este profissional em Divinópolis, pois é a residência que fixa este profissional no município”, pontuou.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dárcio Abud Lemos, a parceria com a UFSJ amplia a cobertura e a assistência em saúde no município. “A residência em enfermagem vai aumentar ampliar a assistência na atenção básica, de modo que a gente consiga levar os profissionais – formados ou pós-graduados, todos os que se fizerem necessários da parte da UFSJ – às equipes de saúde da família, aumentando a cobertura da atenção básica, pois os interesses são mútuos entre Semusa Universidade Federal”, disse. “Evidentemente que, hoje, temos 20 equipes de Saúde da Família, e dentro da decisão de implantar mais 15 equipes de Saúde da Família, nós vamos absorver os alunos que estiverem disponíveis pela Universidade Federal. A preferência total é estarmos em parceria, absorvendo não apenas os alunos de enfermagem, mas os de medicina e outros que se fizerem necessários”, salientou Dárcio.

O Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde constitui-se um processo de formação profissional de acordo com o Sistema Único de Saúde. A UFSJ é a responsável pelo processo seletivo de escolha dos residentes, e a Semusa, mediante parecer da coordenadoria do Programa de Residência na rede assistencial do município, aponta os locais de maior necessidade de atuação dos alunos/profissionais.

Anualmente, a UFSJ oferece seis vagas para o Programa de Residência para atuação na área de formação.

Continua depois da publicidade


Noticia do site da PMD

 

Links de algumas matérias publicadas pelo Divinews

“Prefeito de Divinópolis não valoriza Universidade Federal de São João Del Rei na cidade”, afirma Comunidade Acadêmica do Campus Centro-Oeste Dona Lindu

RESPOSTA PARA OS ALUNOS DA UFSJ: Prefeito assina importante convênio com Faculdade de ITAÚNA (Matéria publicada em 22 de fevereiro de 2013 – Site Prefeitura)

Manifestação da UFSJ – Campus Dona Lindu pode ocorrer na próxima segunda-feira (15) – Alunos aguardam resposta do prefeito de Divinópolis

Universidade Federal (UFSJ) movimenta economia divinopolitana com 1.233 alunos e 142 professores e mais de R$ 10 milhões/ano*

Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados