BLOG DO ROGÉRIO: Pela quarta vez consecutiva, Minas é o Estado líder em desmatamento

Publicado por: suporte


Para tentar reverter esse quadro, a Semad está intensificando a fiscalização de todos os terrenos que tiveram autorização para desmatamento da Mata Atlântica desde 2011. A primeira operação, realizada entre 29 de julho e 12 de agosto, foi feita nos cinco municípios considerados mais desmatadores: Itinga, Jequitinhonha e Novo Cruzeiro, no Vale do Jequitinhonha, e Manga e Águas Vermelhas, no Norte de Minas.

Dos 51 empreendimentos fiscalizados, 47% apresentavam irregularidades. Foram 25 autos de infração lavrados em 24 empresas – uma delas recebeu duas autuações. Segundo a Semad, a principal irregularidade encontrada foi excesso de desmatamento, ou seja, intervenção em áreas superiores àquelas previamente autorizadas. As empresas podem ser punidas com multa, suspensão ou embargo das atividades.

Continua depois da publicidade

Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Adriano Magalhães, a Semad está, a partir de um diagnóstico, traçando estratégias para frear a destruição da Mata Atlântica em Minas. “Quando trazemos o desmatamento para uma discussão pública, é para colocar abertamente as iniciativas que estão sendo feitas e colher as contribuições da sociedade”, destaca. Ainda segundo ele, R$ 1 milhão já estão garantidos para essa força-tarefa de prevenção e combate ao desmatamento.

Presente na reunião pública, a diretora da SOS Mata Atlântica e coordenadora da última edição do “Atlas dos Remanescentes Florestais”, Márcia Hirota, aprovou as iniciativas apresentadas. “Essa era a resposta que gostaríamos de receber de Minas, após a divulgação do atlas. Acredito que o Estado está cumprindo seu papel de fiscalizar ao passar esse pente-fino”, avaliou.
Amda critica ações sem conexão

Para a superintendente da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), Maria Dalce Ricas, as ações apresentadas pelo governo do Estado são insuficientes para resolver o desmatamento da Mata Atlântica em Minas. “Louvo a iniciativa. Mas, como está sendo feita, acho a força-tarefa insuficiente. A fiscalização da Semad, sozinha, não vai resolver o problema”, afirma.

Segundo ela, é preciso maior integração entre as instituições governamentais. “Se combater o desmatamento é uma política de Estado, todas as secretarias, incluindo a de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico, precisam estar envolvidas”.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados