Funcionários de uma empresa de call center, que não conhecem os serviços da Copasa, acabam trazendo um grande transtorno. Os clientes são obrigados a procurar as agências de atendimento para fazer reclamações, provocando um volume extraordinário de retrabalho.
O resultado disso tudo é imediato. As agências de atendimento da Copasa estão ficando lotadas, normalmente com reclamação de procedimentos originados no call center. Ai também acontece outro grande problema: o número insuficiente de atendentes e até mesmo a estrutura das agências que ficaram acanhadas para o volume de reclamações. Em função de normas mais rigorosas da Arsae, os atendentes precisam verificar uma documentação extensa, Número de Identificação Social (NIS) de cidadão beneficiados por bolsa família, para identificar beneficiários de tarifa social. Gasta-se, no mínimo, 20 minutos em cada atendimento. O trabalho aumentou e o volume de trabalhadores continua o mesmo.
A Copasa continua ainda com um número muito reduzido de leituristas em todas as localidades. Em cidade metropolitana faltam 11 leituristas do quadro normal de trabalho, que poderiam emitir as contas instantaneamente através do Selein. Com a falta de leituristas, continua sendo praticado um volume extraordinário de cálculos de contas pela média, levando a outro volume de reclamação dos clientes.
O número do contas entregues através dos Correios aumenta gradativamente, lembrando-se que o cidadão deve receber seus documentos com uma antecedência mínima de 10 dias.
As estruturas precárias levam a problemas sérios para os trabalhadores, com muitos companheiros adoecendo pelo volume de trabalho e retrabalho.






