Instituto PROMIDIA, o mesmo contratado pelo PSDB, tem pesquisa embargada no município de Arcos

Publicado por: suporte

O juiz eleitoral em Arcos, Joaquim Morais Júnior, suspendeu liminarmente a pesquisa contratada pela Rádio Vertical FM, tendo como empresa realizadora a PROMIDIA Pesquisas de Opinião Pública e Marketing. A suspensão aconteceu agora há pouco, no fórum da Comarca de Arcos. O CCO foi informado que na noite de ontem, 9, uma confissão de possível irregularidade na pesquisa foi feita nas dependências do Cartório Eleitoral em Arcos. O juiz, que estava no Cartório, determinou a suspensão da pesquisa, de imediato, e hoje mesmo deferiu o pedido do candidato a prefeito Júlio César Ribeiro de Oliveira referente à suspensão.

Em entrevista ao CCO, Dr. Joaquim Morais Júnior confirmou que o fato teve início na noite de ontem, 9. “Com relação à pesquisa, que até então era uma pesquisa formalmente correta e não apresentava nenhuma irregularidade, ontem durante a reunião para horário de rádio (propaganda) houve uma confissão de uma possível irregularidade. Eu entendi por bem, suspender a pesquisa até ser feita uma apuração mais detalhada dos fatos. Nos autos do pedido protocolado pelo senhor Júlio César, eu já dei o despacho suspendendo liminarmente a pesquisa, e foram remetidos ao Ministério Público para as devidas providências. A pesquisa está suspensa e não vai haver divulgação”, explicou o juiz.

Continua depois da publicidade

De acordo com Dr. Joaquim Morais Júnior, a confissão de possível irregularidade foi feita por um funcionário da rádio contratante da pesquisa e na presença de outras pessoas. “Mas houve já, de fato, a confissão de um funcionário da rádio, de uma irregularidade. Ele confessou na frente de 12 pessoas”, concluiu.

A pesquisa foi registrada junto ao site do TSE no dia 3 de agosto. Segundo as informações contidas na página da publicação, ela seria divulgada na última quarta-feira, 8. Foram entrevistadas 395 pessoas e para a realização da pesquisa foram gastos R$10.400,00. O estatístico responsável pela mesma é Tarcísio da Silva.

Em contato feito por telefone com o diretor comercial da Promídia Pesquisas, Paulo Roberto da Silva, ele afirma que a pesquisa não foi suspensa. “A pesquisa não foi cancelada, e isso é assunto do TSE e não da Comarca de Arcos. Não tem nada a ver com a Comarca de Arcos, uma vez que para registrar a pesquisa não é necessário auxílio de nenhuma Comarca, conforme a Lei 9.504/97 e nova Resolução 23364/2011”, ressalta.

De acordo com Paulo Roberto, até o momento em que foi feito contato com ele, na sexta-feira, 10, nenhum documento oficial informando a empresa de que a pesquisa havia sido cancelada tinha sido entregue ao escritório da empresa. Ele fechou dizendo que a empresa tem credibilidade em Minas e até mesmo em São Paulo. “A Promídia lidera o ranking hoje no estado de MG com maior número de registros de pesquisa junto ao TSE. Só no estado de MG são mais de cem pesquisas registradas, conforme consta no TSE e no site da empresa. Recentemente, acaba de registrar uma pesquisa na capital do estado de São Paulo”, concluiu.

Por telefone, Roullien Lima, um dos proprietários da Rádio Vertical FM, disse ao CCO que o CNPJ da rádio foi emprestado para a atual secretária de Governo da Administração, Magda Giacomin. “O vice-presidente da rádio emprestou o CNPJ para a Magda Giacomin. Emprestei e não tenho interesse em pesquisa e não apoio candidato algum”, concluiu Roullien.

A equipe de reportagem do CCO entrou em contato com Magda Giacomin, por telefone, e ela disse que prefere não se manifestar em relação ao assunto.

Continua depois da publicidade

FONTE: Portal Correio do Oeste ( http://www.jornalcco.com.br/index2.php?content=principal&id_menu=1 )

Dados da Pesquisa
Número do protocolo: MG-00176/2012

Data de registro: 30/07/2012

Data de divulgação: 04/08/2012

Empresa contratada: PROMÍDIA PESQUISAS DE OPINIÃO PÚBLICA E MARKETING

Eleição: Eleições Municipais 2012

Cargo(s): Prefeito Vereador

Abrangência: DIVINÓPOLIS/MG

Contratante: PROMÍDIA PESQUISAS DE OPINIÃO PÚBLICA E MARKETING

Origem dos recursos: RECURSO PRÓPRIO

Pagante do trabalho: PROMÍDIA PESQUISAS DE OPINIÃO PÚBLICA E MARKETING

Valor (R$): 16.400,00

Estatístico responsável: AUGUSTO DA SILVA ROCHA

Registro do estatístico no CONRE: 7655 – A

Registro da empresa no CONRE: 040

Data de início: 02/08/12 Data de término: 08/08/12 Entrevistados: 523

Metodologia de pesquisa:
Será adotada a metodologia do tipo “survey”, com entrevistas domiciliares do tipo face-a-face. As entrevistas serão realizadas por meio de cotas proporcionais de acordo com o número de eleitores em cada setor censitário, do sexo, e da idade, de acordo com dados do Censo Demográfico de 2010. Renda familiar e escolaridade, levantados na própria pesquisa. Os questionários previamente elaborados de acordo com o objetivo do estudo, realizado por pesquisadores treinados para abordagem desta natureza.

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:
Amostra de 523 entrevistas, margem de erro é de 4,4 pontos percentuais, para mais ou para menos, para um intervalo de confiança de 95% Quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico e área física de realização do trabalho foi dentro da área urbana e rural do município respeitando a proporcionalidade por setor. Caso a composição da amostra não seja proporcionalmente semelhante àquela da população, as ponderações serão realizadas de acordo com as informações do Censo Demográfico de 2010. Em anexo a este plano amostral, são apresentadas nos quadros 1, 2 e 3, respectivamente, os fatores de ponderação por sexo, idade, escolaridade e renda segundo informações do Censo Demográfico de 2010 (IBGE, 2012).

Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:
– Os trabalhos de campo foram executados por uma equipe de 6 pesquisadores dos quais 2 foram supervisores da equipe. – Os pesquisadores seguiram para os locais sorteados em grupos de três com um supervisor. – A coleta de dados foi feita através de um questionário estruturado conforme anexo. – Na aferição da intenção de voto foi utilizado o recurso do cartão circular, para as perguntas estimuladas, com o nome de todos os candidatos da cidade no caso candidatos majoritários e seus respectivos partidos. – Foi feita conferência em 20% dos questionários aplicados durante o próprio decorrer da pesquisa pelos supervisores de equipe. – A conferência foi feita através de revisita a residência do entrevistado e por telefone, utilizando-se o método da reaplicação do questionário.

Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §6º. do art. 1º. da Resolução-TSE nº. 23.364/2011, o pedido de registro será complementado pela entrega destes dados ao Tribunal Eleitoral em um prazo de até 24 horas, contado da divulgação do respectivo resultado):

Questionário completo aplicado ou a ser aplicado (formato PDF): QUEST. DIVINÓPOLIS – MG.pdf

Arquivo com detalhamento de bairros/municípios (formato PDF): Não há arquivo para detalhamento de bairros/municípios.

Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados