A gravação foi citada durante uso da tribuna livre pelo cidadão José Venâncio e a CPI foi instaurada por sugestão do próprio Edson Sousa com o intuito de comprovar que este vereador não participou de nenhuma negociação ilícita.
Em seu primeiro depoimento na CPI, José Venâncio se recusou a entregar a fita contendo a gravação, mas mudou de idéia e procurou o Presidente da Comissão, Vereador Adair Otaviano a quem disponibilizou o material.
Venâncio afirma que preferiu entregar a gravação voluntariamente para evitar transtornos em sua residência já que estava sendo providenciado, a pedido da CPI, um mandado de busca e apreensão para recolhimento da mesma.
A fita deverá ser ouvida nesta semana pelos membros da Comissão Parlamentar, Vereador Adair Otaviano, Heloisa Cerri e Edmar Rodrigues já que na última semana não foi possível devido a ausência de equipamento adequado.
A Câmara informa que a fita entregue é antiga e para seja ouvida requer um gravador atualmente em desuso.
O que pode ocorrer é que pelo tempo, dependendo mais de como a fita cassete foi manuseada e guardada, o áudio pode estar tão ruim que não será possível chegar a nenhuma conclusão, a não ser que ela seja enviada para um laboratório especializado em recuperação. Isto é, se houver alguma coisa gravada na fita. E, não passar de um blefe, uma jogada de marketing. Já que se comenta que José Venâncio é o pré-candidato.






