O tabagismo é a principal causa de muitas doenças pulmonares, como a bronquite crônica, o enfisema pulmonar, o câncer de pulmão e está associado ainda a tumores em vários outros locais e doenças cardiovasculares.
Com o propósito de conscientizar a população sobre o assunto e diminuir os riscos desses tipos de doenças, o governo aprovou, em 1986, a Lei Federal nº 7488, que estabeleceu o dia 29 de agosto como “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, criando assim o compromisso de elaborar campanhas de combate ao tabagismo. Essa iniciativa também é praticada em todo o mundo no dia 31 de maio, conhecido como “Dia Mundial sem o Tabaco”, que movimenta todos os países na luta contra o vício.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, no Brasil, cerca de 30% da população adulta é fumante. Além disso, estima-se que ocorram, a cada ano, 125 mil mortes no país por doenças associadas ao fumo.
Dentre as ações preparadas pela Semusa, terá a palestra do Dr. Flávio Marcelino Alves, “Quer parar de fumar?”, no dia 26 de agosto, às 20h, no auditório da FIEMG.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal




