Secretária de Educação de Divinópolis-MG recebe representante da Unesco

Publicado por: suporte

Andréa falou sobre a implantação do Programa em Divinópolis, que é uma iniciativa conjunta do Banco Mundial, Unesco Brasil e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, e tem a Gerdau entre as empresas parceiras.

Participaram também da reunião Valéria Morato, secretária adjunta de Educação, Conceição Maciel, representando a Gerdau, Patrícia Nascimento Amaral, coordenadora técnica do Programa Fundo do Milênio em Divinópolis, e a equipe técnica da Gerência Educacional da Semec.

Continua depois da publicidade

O objetivo do programa, segundo Andréa Hohne, é que as crianças de educação infantil, dentro da primeira infância, tenham qualidade na instituição em que estão. “Foi solicitado que cada município tivesse uma coordenadora técnica, que vai realmente tocar, organizar o programa, escolhendo cinco instituições, que fossem filantrópicas, conveniadas, e que a sua clientela estivesse em vulnerabilidade. A partir desse momento, 40 participantes seriam convidados a freqüentar a Mesa Educadora”.

Mesa Educadora

A Mesa Educadora é um espaço de troca de experiências, de discussão. É uma sala de aula montada, pensando na educação infantil, com os cantos temáticos. Esses educadores, de cada instituição, freqüentam a Mesa uma vez por semana, de 3 a 4 horas, e vão se capacitar para os trabalhos nas creches.

“Entendemos por educador toda pessoa que trabalha dentro da instituição – dirigente, professores, merendeira, faxineira, porteiro, vigia –, porque eles são educadores também, estão em contato com as crianças, e de alguma forma são importantes para sua aprendizagem, seu crescimento”, completou Andréa Hohne.

A importância da Mesa Educadora nesse processo é justamente proporcionar a essas pessoas que não têm formação, também um conhecimento mais teórico. A carga horária do programa é de 360 horas, divididos entre encontros presenciais na Mesa e encontros à distância.

A representante da Unesco destacou ainda que as atividades culturais, pedagógicas, passeios, exposições, palestras também fazem parte da formação. “O que acho importante deixar claro, nesse momento, é o que estamos definindo como capacitação e formação: entendemos por capacitação ou formação o momento em que você vai até um espaço e aí alguém ministra um curso, te ensina alguma coisa. E no programa nós descobrimos que não funciona desse jeito. Essa capacitação é uma construção coletiva. A coordenadora, baseada nos cadernos pedagógicos, vai desenvolver temas de educação infantil, mas nem sempre ela estará na frente, explicando, ensinando alguma coisa”, finalizou Andréa Hohne.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados