Horário de verão economizou 3,2% da energia no horário de pico

Publicado por: suporte

Segundo balanço parcial na área de concessão Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), estima-se que o horário de verão, que terminou à zero hora do dia 15 de fevereiro, registrou uma redução na demanda do pico diário da carga que ocorre no período das 18h às 22h de 3,2%, correspondendo a 240 MW. Em Divinópolis, a economia gerada no período do horário de verão foi de aproximadamente 807 MWh, energia suficiente para abastecer, durante um mês, o município de Perdigão.

Na área de concessão da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, estima-se que a economia gerada na demanda máxima equivale a:

Continua depois da publicidade

* geração a plena carga de quase duas usinas do porte da Usina Térmica de Igarapé (131 MW) ou;
* geração de quatro geradores da Usina Hidrelétrica de Três Marias, também a plena carga (66 MW cada) ou;
* 30% da carga de pico de todo o Triângulo Mineiro, com 66 municípios, ou;
* 12% da carga de pico da Região Metropolitana de Belo Horizonte (34 municípios) ou;
* demanda de pico de uma cidade de 700 mil habitantes.

No consumo, estima-se que houve uma economia de energia de 0,5%, o que representa cerca de 91 mil MWh, durante todo o período do Horário de Verão. “Essa economia é suficiente para abastecer, durante um mês, duas cidades do porte de Sete Lagoas e Uberaba, que juntas têm uma população de 500 mil habitantes”, afirma Wilson Fernandes Lage, engenheiro de operação do sistema da Cemig.

Para o consumidor residencial, a economia se dá na menor utilização da iluminação artificial, que pode chegar a uma redução de até 5% no consumo mensal de energia.

A medida abrangeu os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. Os Estados do Nordeste não foram incluídos, juntamente com os do Norte, porque o Ministério de Minas e Energia – MME avaliou que os benefícios seriam inferiores para essas regiões.

No total, esta edição do Horário de Verão contou com 119 dias de duração, sete a menos do que na versão passada. No ano passado, foram fixadas datas para seu início e término. Ficou definido que, todos os anos, a medida entrará em vigor sempre à zero hora do terceiro domingo de outubro e se estenderá ao terceiro domingo de fevereiro. No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do Horário de Verão e o domingo de carnaval, o encerramento ocorrerá no domingo seguinte.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados