Divinópolis fica em 19º lugar no índice de participação na quota-parte do ICMS

Publicado por: suporte

Os 853 municípios mineiros já têm, em caráter definitivo, seu índice de participação na quota-parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), relativo a 2009. Os índices foram publicados pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), por meio da Resolução 4061, de 30 de dezembro de 2008. Pela primeira vez, o município de Betim lidera a lista com o maior índice, superando Belo Horizonte e sendo seguido por Uberlândia e Contagem.

Continua depois da publicidade

Esse novo quadro é decorrente do crescimento do Valor Adicionado Fiscal (VAF) em Betim, fator fundamental na composição do índice de participação nos 25% do ICMS distribuídos aos municípios. O VAF reflete o movimento econômico do município. Devidamente acompanhado pelas prefeituras e declarado ano a ano à Fazenda Estadual, ele influi diretamente na definição do índice de participação, beneficiando o município com uma parcela maior na quota-parte do ICMS. No ano passado foram repassados aos municípios perto de R$ 6 bilhões, considerando a quota-parte bruta.

Cumprindo dispositivo legal, a SEF/MG publicou em novembro a Resolução 4034, divulgando os índices provisórios e concedendo prazo de 30 dias corridos para os municípios impugnarem, junto à Fazenda Estadual, os dados divulgados. Decorrido esse prazo e feitos os devidos ajustes, foram publicados os índices em caráter definitivo para 2009

Clique aqui e veja a tabela


Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados