CAOS: Divinópolis em estado de emergência

Publicado por: suporte

Desde as 22h desta quarta-feira que o fornecimento de água está suspenso. Conforme informou o Divinews.com no início da tarde de ontem, o abastecimento estava sob risco. A noite, com a inundação da estação de tratamento, a Copasa suspendeu o fornecimento. Não há serviço de tratamento e nem bombeamento de água para os reservatórios desde as 23h de ontem. A Copasa pede a população que economize água pois não há previsão para o restabelecimento do fornecimento de água potável]

Dezenas de locais da cidade estão inundados, inclusive a casa do prefeito eleito, Vladimir Azevedo, na Rua Pitangui, no Bairro Bom Pastor. O caos atingiu o trânsito, devido a interdição de pontes que ligam os bairros ao centro. Neste momento há congestionamentos longos, principalmente no Bairro Porto Velho. Os ônibus do transporte coletivo estão com atrasos de até uma hora. A recomendação é que se evite trafegar pelo centro.

Continua depois da publicidade

Já há pessoas feridas, em razão de desabamentos de casas. Os desalojados estão sendo socorridos pelos bombeiros, policiais militares e agentes da defesa civil. Os ginásios poliesportivos da cidade estão prontos para receber desabrigados e as escolas da rede municipal também foram preparadas para isso.

ESTADO DE EMERGÊNCIA

A prefeitura decretou estado de emergência. Veja íntegra da nota divulgada pela Diretoria de Comunicação da Prefeitura:

“As fortes chuvas que têm assolado a cidade desde o último sábado (13/12), levaram a Prefeitura a declarar a existência de situação anormal provocada por desastre e caracterizada como Situação de Emergência, através do Decreto nº 8.689, de 17/12/2008. Em seu Art. 1º, Parágrafo único, esclarece que “Esta situação de anormalidade é válida apenas para as áreas deste Município, comprovadamente afetadas pelo desastre, conforme prova documental estabelecida pela notificação prévia de desastre feita pela Defesa Civil”.

Em seu Art. 2º, fica decretado que “Confirma-se a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, no âmbito do município, sob a coordenação da Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC e autoriza-se o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres, após adaptado à situação real desse desastre”.

O Art. 3º diz que “De acordo com o estabelecido nos incisos XI e XXV do artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, autoriza-se as autoridades administrativas e os agentes de defesa civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente.

Continua depois da publicidade

I – penetrar nas casas, a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo sem o consentimento do morador, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação das mesmas;

II – usar da propriedade, inclusive particular, em circunstâncias que possam provocar danos ou prejuízos ou comprometer a segurança de pessoas, instalações, serviços e outros bens públicos ou particulares, assegurando-se ao proprietário indenização ulterior, caso o uso da propriedade provoque danos à mesma.”

Segundo a coordenadora municipal da Defesa Civil, Eliana Catari, os moradores das regiões próximas às margens do Rio Itapecerica devem deixar suas casas o quanto antes, a fim de evitar tragédias. Como o nível do rio vem subindo rapidamente e a previsão é de tempo chuvoso até a próxima sexta-feira (19/12), a orientação é para que os moradores das regiões às margens de rios, córregos e de áreas de risco como barrancos passíveis de deslizamento, procurem se abrigar na casa de parentes, em locais seguros. Em caso de necessidade, o município cederá espaços públicos como escolas e ginásios para servirem como abrigos. Por enquanto tal medida não foi necessária.

 Em caso de emergência, a população deve ligar para 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros)”.

LEIA TAMBÉM

Chuva de quatro dias supera a média de dezembro em Divinópolis

Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados