O ex-congressista Óscar Tulio Lizcano fugiu do cativeiro em que era mantido pelas Farc junto com o chefe guerrilheiro que o vigiava.
Lizcano e o desertor das Farc caminharam três dias e três noites pela selva até que foram encontrados, na madrugada de domingo, pela brigada do Exército.
Um cerco do Exército ao acampamento onde Lizcano era mantido favoreceu a fuga. O ex-parlamentar disse que os guerrilheiros queriam matá-lo e, por isso, encontrou forças para fugir.
Lizcano, de 62 anos, foi o político que passou mais tempo em poder da guerrilha. Ele fazia parte do grupo de reféns considerados como moeda de troca pelas Farc em um possível acordo com o governo.
O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, agradeceu ao rebelde, conhecido apenas pelo codinome “Isaza”, por ter deixado a guerrilha e ter ajudado na fuga do ex-parlamentar. Isaza receberá uma recompensa de US$ 500 mil e deverá ganhar asilo na França.
Em julho, uma operação militar resgatou com sucesso a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt e outros 14 reféns.






