A Federação Mineira de Futebol é a mais nova parceria do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na campanha O que você tem a ver com a corrupção?. Na abertura do clássico entre Atlético e Cruzeiro, neste domingo (19), às 16h, no Mineirão, uma faixa da campanha será exibida no gramado. A proposta é reforçar as iniciativas de combate aos atos de corrupção e levar à conseqüente diminuição dos processos extrajudiciais e judiciais, por meio da educação, do estímulo a denúncias populares e da punição de corruptos e de corruptores.
Por esse jogo, Minas Gerais dá início a uma parceria que estará presente nos gramados de todo o País. Com apoio da Federação Brasileira de Futebol, estão sendo firmados termos de cooperação e adesão entre o MPMG, a Coordenação Estadual do Projeto O que você tem a ver com a corrupção? e os clubes de futebol para o estabelecimento do apoio na execução da etapa nacional da campanha.
Na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, todos os jogadores entrarão com a camiseta da campanha com a frase: O futebol brasileiro veste esta camisa!. Os times de Minas jogarão no dia 29 de outubro: Coritiba x Atlético e Portuguesa x Ipatinga, às 19h30 e Cruzeiro x Grêmio, às 21h50.
O PROJETO – A campanha é uma proposta do Ministério Público, por meio da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG). De acordo com o coordenador estadual da campanha, promotor de Justiça Rolando Carabolante, os principais objetivos são reduzir a impunidade e educar para prevenir a ocorrência de novos atos de corrupção. O público-alvo são estudantes de ensino básico e médio e usuários dos serviços públicos em geral.
A partir de um diagnóstico da realidade local e levando-se em conta a execução do projeto em alguns estados da Federação, o Ministério Público mineiro fará distribuição de cartilhas e cartazes, através de parcerias firmadas com órgãos, instituições e empresas interessadas na campanha. Também serão organizados um programa de palestras e um concurso escolar de redação, nos colégios de ensino fundamental e médio, sobre o tema O que você tem a ver com a corrupção?.
O projeto começou em 2004 e foi concebido pelo Ministério Público de Santa Catarina, por meio do promotor de Justiça Affonso Ghizzo Netto. Em julho de 2007, a Conamp e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) assinaram termo de cooperação para nacionalização da campanha. No ano passado, a campanha ganhou o "Prêmio Innovare" que objetiva identificar, sistematizar e divulgar práticas pioneiras e bem sucedidas de gestão do Poder Judiciário, que estejam contribuindo para a modernização, qualidade, acessibilidade e eficiência da Justiça no Brasil.
A segunda etapa da campanha foi lançada nacionalmente em Belo Horizonte, no dia 4 de agosto. Minas Gerais foi o oitavo Estado a aderir à campanha.
Durante o evento, promovido pelo Ministério Público de Minas Gerais, foi assinado um protocolo de intenções, cujo objeto é a busca da interação e da colaboração entre os parceiros para o desenvolvimento de ações conjuntas. Assinaram o protocolo o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; o governador do Estado, Aécio Neves; o então presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Orlando Adão Carvalho; o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel; e, em nome dos parceiros do projeto, o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Aloísio Morais.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade






