De acordo com a assessoria de imprensa da Gerdau, a premiação visa incentivar o desenvolvimento e criação de ferramentas que possibilitem uma gestão empresarial de qualidade, e que por sua vez estimulem a competitividade e o crescimento empresarial no Estado, através do reconhecimento das boas práticas empresariais. O lançamento da edição 2008 será realizado no auditório do Sebrae-MG, na Avenida Barão Homem de Melo, 329, Nova Suíça, em Belo Horizonte.
A premiação é realizada, pelo 13º ano consecutivo, pelo Grupo Gerdau e Sebrae. Em 2008 o Prêmio foi unificado sob o nome MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas e conta com o apoio da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Movimento Brasil Competitivo (MBC) e demais parceiros nos vinte e quatro estados brasileiros. Agora, todos os prêmios passam pelo mesmo padrão de avaliação em todo o Brasil.
A iniciativa em Minas Gerais é direcionada pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da Gerdau, e ainda conta com o apoio do Instituto de Qualidade de Minas Gerais (IQM).
Os participantes serão avaliados nas categorias Indústria, Comércio, Serviços de Turismo, Serviços de Saúde, Serviços de Educação, Serviços de Tecnologia da Informação, Serviços (demais tipos de serviços) e Agronegócio. Além disso, também, poderão concorrer na categoria Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Socioambiental, desde que estejam concorrendo a alguma das categorias setoriais, citadas acima.
A seleção é realizada a partir de um questionário, respondido pelos gestores das empresas participantes. Todas as empresas que respondem essa auto-avaliação recebem um relatório com os pontos fortes e as oportunidades de melhoria. Esse documento é uma importante ferramenta de gestão, que contribui significativamente para o desenvolvimento dessas companhias.
Para a escolha das vencedoras, serão analisados os Critérios de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), ajustados à realidade das micro e pequenas empresas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.sebraemg.com.br até o dia 7 de setembro. As inscrições também podem ser realizadas em um dos postos de atendimento do Sebrae localizados em várias cidades do Estado.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade




