A Secretaria Municipal de Saúde – Semusa – pretende imunizar este ano, 18 mil crianças de zero a cinco anos incompletos. Segundo dados da secretaria, a meta é vacinar 18.684 crianças menores de 5 anos. Além da vacina contra a paralisia infantil, estarão disponíveis as demais vacinas do calendário de imunização, visando atualizar o cartão de vacinação.
![]() |
Divinópolis, a exemplo de vários municípios brasileiros, não atingiu, nos últimos anos, os 95% de cobertura vacinal nos dias nacionais de vacinação. “Este quadro mostra-se preocupante, tendo em vista que a cada ano ocorre um acúmulo de crianças suscetíveis, constituindo fator de risco de disseminação do poliovírus em uma ocasional re-introdução do mesmo”, alertou a Coordenadora de Divisão de Ações Básicas de Saúde, Norma Vieira.
A campanha teve o início antecipado para esta segunda-feira (9) na zona rural e nas regiões atendidas pelas equipes do Programa de Saúde da Família – PSF – e também nos centros Municipais de Educação Infantil e nas escolas, mediante autorização prévia dos pais ou responsáveis. O horário de atendimento dos postos durante a semana será de 8h às 17h.
Para facilitar o acesso da população, além dos centros de saúde, serão montados outros 11 postos avançados localizados em pontos estratégicos do município, totalizando 26 unidades de vacinação. “Não existem contra-indicações absolutas para a aplicação da vacina e as crianças devem ser vacinadas mesmo na presença de gripe, resfriados, coriza, alergia respiratória, diarréia, febre, vômito, tosse ou em uso de antibióticos”, comentou a coordenadora.
Norma explica que o Brasil representa um importante pólo turístico e comercial, que tem um intenso fluxo de viajantes internacionais. “Ainda existem locais em que os póliovírus selvagens estão circulantes como Nigéria, Afeganistão, Índia e Paquistão. Com a agilidade atual dos meios de transportes, particularmente o aéreo, torna-se acentuado o risco de re-introdução e disseminação do poliovírus em regiões com baixas coberturas vacinais, até onde o mesmo tenha sido erradicado”, afirmou.
Para vacinar basta levar a criança a um posto de saúde com o cartão de vacinas. Outras vacinas também serão aplicadas conforme a necessidade de imunização indicada nos cartões.
Maria Tereza Almeida, levou seu filho Mateus Almeida de quatro anos para se vacinar, hoje, no Posto de Saúde Central de Divinópolis. A dona de casa declarou a equipe de jornalismo que “vi a propaganda na televisão e logo sente a necessidade de trazer o Mateus para vacinar antes que esquecesse e passasse a data” finalizou a mãe.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade






