O período de maior crescimento da indústria nos últimos cinco anos foi divulgado pela Confederação Nacional da Indústria. O primeiro trimestre de 2008 superou as expectativas.
Continua depois da publicidade
O setor têxtil e o vestuário são uma prova desse crescimento industrial. Os indicadores nos mostram que o Faturamento Real do Vestuário que cresceu 39,5% em março, perante fevereiro deste ano, 12,1% comparados ao mesmo mês do ano passado, bem como 17,3% no acumulado do primeiro trimestre de 2008, comparados a 2007.
Os números do crescimento, como se pode notar é muito bom, porém evidenciamos a necessidade de uma adaptação para que haja um melhor ajustamento entre indicadores já que as Horas Trabalhadas, Emprego e Massa Salarial estão em queda, pois o avanço da produção depende disso.
Neste sentido, entidades de Divinópolis formam rede de colaboração para apoiar o Desenvolvimento Sustentável da confecção. Fazem parte da ativa o Sindicato das Indústrias do Vestuário ( Sinvesd), Sindicato das Costureiras e faccionistas (Soac), Fiemg, Sebrae, Funedi, Faced, Cefet, Associação dos artesãos, Câmara de Dirigentes Lojistas, Banco do Brasil, Prefeitura e Câmara Municipal, Senai e ACID que promoverão reunião para todos os empresários do ramo no dia catorze às 19h na sede da Fiemg.
O intuito é apresentar alternativas que possam trazer de forma concreta, o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da confecção em Divinópolis, para manter os empresários informados sobre o que se pode fazer em cada empresa, de forma técnica, e enquadramento de gestão atreladas a visão de mercado e responsabilidade ambiental.
A iniciativa conta com:
Continua depois da publicidade
- Acesso a linhas de crédito.
- Crédito popular empreendedor (c/juros subsidiados por programas do governo).
- Qualificação dos empresários e mão-de-obra.
- Reaproveitamento de matéria-prima.
- Possível exportação.
- Criação de cooperativas.
A Estratégia de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) foi idealizada pelo Banco do Brasil e se concretiza em Divinópolis com ajuda do grupo de instituições citadas anteriormente.
Para que haja crescimento com desenvolvimento e para que este desenvolvimento se dê de forma sustentável, o aspecto econômico desta atividade que movimenta a cidade de Divinópolis e que faz convergir as cidades vizinhas ao nosso pólo têxtil e de confecção deve atrelar-se às questões sócio-culturais e ambientais, fortalecendo-se com o cooperativismo e valorizando os profissionais ligados a estes aspectos que traduzem a sociedade local como um todo, deste modo pode-se aumentar a produção e preservar o Meio Ambiente ao mesmo tempo.
Por Larissa Gomes
Continua depois da publicidade