China procura soluções para o setor têxtil

Publicado por: suporte

 

Continua depois da publicidade

O governo chinês decidiu aumentar a bonificação fiscal para alguns tipos de produtos têxteis e de vestuário, com o objetivo de aliviar as preocupações dos exportadores. As reduções fiscais para a exportação de seda, fios de lã, fibras artificiais e produtos de algodão foram aumentadas em dois pontos percentuais, para os 13% em agosto. 

Desde 2007 que o setor têxtil do país se encontra numa posição delicada. Ao longo do primeiro semestre deste ano o setor assistiu ao encerramento de mais de 10.000 empresas, enquanto a margem de lucro média das restantes caiu para os 0,62%, segundo dados da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China.

Os fabricantes localizados em alguns dos tradicionais focos têxteis do país estão gradualmente perdendo a confiança. Um relatório emitido pelo China National Textile and Apparel Council (CNTAC) refere que 60 dos 600 fabricantes têxteis em Jiangyin, no litoral leste da província de Jiangsu, encerraram as suas atividades. Mais de 3.000 empresas têxteis em Zibo, na província de Shandong, perderam cerca de 30% das suas encomendas para países vizinhos.

Além disso, as exportações de têxteis e vestuário do país cresceram 9,69% durante o primeiro semestre deste ano, evidenciando uma quebra de 7,28 pontos percentuais no mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Gabinete Nacional de Estatística do país.

Alguns analistas referem que o aumento da bonificação fiscal poderá aumentar os lucros dos exportadores em cerca de 2%, o que custaria às finanças centrais do governo algo em torno de 29 bilhões de dólares. Gao Yong, diretor do CNTAC, refere que o aumento das reduções fiscais será um alívio oportuno para as empresas têxteis do país, cujo volume de exportação poderia registrar um aumento. Mas acrescentou que não será uma solução permanente.

«Os grandes problemas que contribuem para prejudicar a nossa indústria continuam existindo, tais como a valorização do yuan, a inflação dos custos internos e a quebra na procura externa», afirma Gao. «A tendência decrescente do setor vai, por isso, apenas encontrar uma almofada, mas não uma inversão».

Continua depois da publicidade

A maioria das empresas têxteis recebeu com tepidez a notícia da bonificação fiscal, de acordo com um relatório apresentado no jornal Yangcheng Evening News. Yongli Wang, vice-diretor geral do Guangdong Silk-Tex Group, disse ao jornal que a sua empresa pode agora receber um acréscimo de 0,019 dólares por cada 1 dólar no valor das exportações, mas que o montante ainda é demasiado baixo para compensar os custos crescentes.

Gao fez eco da opinião de Wang, referindo que o abatimento fiscal dificilmente poderia desafiar os fatores que estão deteriorando o setor têxtil. Zhao Meiling, analista da Essence Securities, referiu à Beijing Review que, embora o lucro anual do setor têxtil do país possa aumentar em 902 milhões de dólares, teriam de ser partilhados por mais de 80.000 produtores.

FONTE: Portugal Têxtil
Edição: Marcia Kimie
Foto: Reprodução 

Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados