Jornalista viaja na maionese em artigo publicado no O Globo – Comentários postados no 247 o xingam de tudo

Publicado por: suporte

Continua depois da publicidade
Lula na fila

“Chávez, conte comigo e com o PT. Sua vitória será nossa vitória.” (Lula, para Hugo Chávez, presidente da Venezuela)

Parte da torcida por Dilma Rousseff é sincera. Está, de fato, interessada no seu sucesso. Gosta dela ou aprendeu a gostar. E considera que o país vai muito bem. Outra parte da torcida por Dilma é… Como direi? Oportunista. É isso. Espera que o sucesso de Dilma acabe com as chances de Lula de ser candidato a presidente daqui a dois anos.

Aconselho a parte da torcida de ocasião a retirar de vez o equino do meio do aguaceiro. Dilma só terá uma chance de ser candidata à reeleição: se Lula escolher ficar em casa ouvindo dona Marisa falar sobre a vivacidade dos netos. Outro dia, ele disse que só será candidato se Dilma não quiser ser. Lorota. Mais uma.

É o contrário. Dilma só será candidata se Lula não quiser ser. Ou se a saúde não permitir que seja. Entre Brasília e São Paulo, no seu primeiro voo como ex-presidente da República, Lula chorou como um recém-nascido a quem a mãe sonega o peito. Comoveu quem o viu chorar. O senador José Sarney (PMDB-AP) foi um deles.

O choro tinha muito a ver com o balanço feito por Lula de sua admirável trajetória de vida — do menino pobre que fugiu da seca do Nordeste ao líder operário que paralisou mais de uma vez a região do ABC paulista; do fundador de um bem-sucedido partido político ao presidente mais popular da História do país.

Se não bastasse, antes dele, somente um presidente elegera o seu sucessor: o general Ernesto Geisel, penúltimo mandatário da ditadura de 64 e padrinho do general João Batista de Oliveira Figueiredo, o que preferia cheiro de cavalo a cheiro de povo, como disse um dia. Lula elegeu Dilma, que jamais disputara uma eleição.

Continua depois da publicidade

Um pouco do choro aéreo de Lula tinha a ver com outra coisa: ali, a bordo do jato presidencial, estava um político que desejara ardentemente ter continuado a governar o país para além dos oito anos de dois mandatos. Lula até havia sondado aliados sobre a ideia de mudar a Constituição para tentar se reeleger pela terceira vez. Em vão.

Fora dona Marisa, a quem a ideia não desagradava, governadores e cabeças maduras do PT se opuseram ao terceiro mandato consecutivo como uma aventura perigosa que custaria muito caro. Lula poderia vendê-la a um Congresso subserviente e repleto de picaretas. Haveria, porém, o risco de a ideia empacar no Supremo Tribunal Federal.

Erra quem imagina que Lula conversou com Dilma sobre seu desejo de voltar a governar o país a partir de 2014. Nem conversou nem precisaria ter conversado. A lealdade, a absoluta lealdade é uma das virtudes de Dilma, destacada por todos que a conhecem de perto. Dilma costuma falar em “projeto”.

Ela se sente parte de um projeto inaugurado com a primeira eleição de Lula e que não tem data para terminar. O objetivo do projeto é desenvolver o Brasil, com ênfase na eliminação da fome e da pobreza. A peça vital para que o projeto dê certo é Lula. O que temos há pouco mais de um ano é um governo de coabitação — Dilma e Lula.

Um mandato está de bom tamanho para ela, que não tem vocação para lidar com políticos malandros à caça de vantagens fáceis. Lula tem vocação de sobra porque é tão ou mais malandro do que eles. O tome-lá-me-dê-o-meu corre nas veias flácidas do ex- sindicalista habituado a prometer, entregando se necessário, e a blefar sem cerimônia.

Dilma não é malandra. Não saberia ser. E nem desejaria ser. Nas veias duras da ex-guerrilheira que suportou muita pancada, corre o me-dê-cá pelo que acho ser o melhor para o Brasil. É por isso que os políticos acendem velas. Pedem que o tempo passe rapidamente, livrando-os da eventual ocupante da cadeira presidencial na ausência de Lula.

Não seria melhor para a imagem de Lula que ele renunciasse à vontade de concorrer a um terceiro mandato e, caso o obtenha, a um quarto? O vento econômico agora sopra contra. Lula III enfrentará a memória de Lula I e de Lula II. Na política, a fila anda. E, a voltar, Lula atrapalhará a fila.

Comentários postados no site 247

 
· 45 ESCÂNDALOS DA ERA FHC VAGABUNDO: 9.07.2012 às 11:25
Segundo o The Economist, situação do Brasil antes e depois_____________ Itens: Nos tempos de FHC VAGABUNDO E Nos tempos de SÃO LULA Risco Brasil: FHC=2.700 pontos LULA=200 pontos, Salário Mínimo: FHC=68 dólares LULA=310 dólares, Dólar: FHC=Rs$ 3,75 LULA=Rs$ 1,78, Dívida FMI: FHC=Não mexeu LULA=Pagou e ainda deixou um crédito de 300 bi de dólares no FMI, Indústria naval: FHC=Não mexeu LULA=Reconstruiu, Universidades Federais Novas: FHC=Nenhuma LULA=45, Extenões de Campi: FHC=Nenhuma LULA=300, Escolas Técnicas: FHC=Nenhuma LULA=214, Valores e Reservas do Tesouro Nacional: FHC=185 Bilhões de Dólares Negativos LULA=360 Bilhões de Dólares Positivos, Créditos para o povo/PIB: FHC=14% LULA=43%, Estradas de Ferro: FHC=Nenhuma LULA=5 em andamento, Estradas Rodoviárias: FHC=90% danificadas LULA=80% recuperadas, Industria Automobilística: FHC=Em baixa, 20% LULA=Em alta, 40%, Crises internacionais: FHC=4, arrasando o país LULA=Nenhuma, pelas reservas acumuladas,Câmbio: FHC=Fixo, estourando o Tesouro Nacional LULA=Flutuante: com ligeiras intervenções do Banco Central, Taxas de Juros SELIC: FHC=37% LULA=11%, Mobilidade Social: FHC=700 mil pessoas saíram da linha de pobreza LULA=40 milhões de pessoas saíram da linha de pobreza, Empregos: FHC=580 mil LULA=15 milhões, Investimentos em infraestrutura: FHC=Nenhum LULA=504 Bilhões de reais previstos até 2010,fora os 400 bilhôes do PAC, Mercado internacional: FHC=Brasil sem crédito LULA=Brasil reconhecido como investment grade.______________INFORMAÇÕES DO JORNAL”THE ECONOMIST”,INGLATERRA,ABRIL DE 2010,HI,HI,HI…POUCA DIFERENÇA,NÉ MESMO?HI,HI,HI…

· Kassirim 9.07.2012 às 11:16
Geisel não elegeu o sucessor, a eleição era indireta, paraticamente com um únicao candidato. Controlaram o máximo possível, inclusive a imprensa. Não havia campanha eleitoral, nem críticas ao candidato. Ainda não tinha lido tamanha bobagem. Pensam que a gente não tem memória?

· Fabio Reisy 9.07.2012 às 11:12
O Texto do Noblat reflete apenas o grande medo que tem uma parcela da sociedade paulista (a elite endinheirada e antigamente acostumada a se achar “os donos do Brasil”) da volta do ex-presidente Lula. Nada mais que isso. Noblat é apenas um repórterzinho pau mandado que escreve no texto àquilo que esses senhorers tanto temem.

· Kassirim 9.07.2012 às 11:12
Panaca. O cara é um adivinhão, sabe tudo por telepatia. Mas acerta alguma de vez em quando, por pura chance estatística. Dilma é uma pessoa extremamente leal. Não tenho qualquer dúvida disso. É muito melhor ela tocar o governo e Lula fazer articulação política, sem ocupar nenhum cargo. Cargo as vezes atrapalha.

· Rosal 9.07.2012 às 10:45
A bola de cristal desse rapaz está tinindo!

· joão33 9.07.2012 às 10:42
este noblat , não é jornalista , é fofoqueiro , sem escrupulos , vende-se fácil e é capaz de fazer a s maiores baixesas , DEVERIA TER VERGONHA , ESTA SEMPRE METIDO EM TUDO O QUE É SAFADEZA E SUJEIRA , SERÁ QUE ELE CONSEGUE ENCARAR A FAMILIA DELE DE FRENTE , SEM FALSIDADES , NO FUNDO DEVE SER MUITO TRISTE PARA ELE , VAI TER UMA VELHICE AMARGA E IMGLÓRIA.

· A PIKAIADA ACHA QUE É MAIS FÁCIL, 9.07.2012 às 10:37
DERRUBAR O LULA QUE DILMA,ELA É MAIS ESPERTA,QUANDO A PINKAIADA VEM COM O FUBÁ DILMA TÉM A POLENTA PROTA,SÓ DE ELA COLOCAR UMA MULHER NA PETRÓBAS JÁ QUEBRARAM AS PERNAS DELES,PORQUE MULHER NÃO VAI EM CONVERSA FIADA,POIRISSO O INTERESSE DO LULA SER O PRESIDENDE,MAS PODE TIRAR SEU CAVALO DA CHUVA QUE OS PRÓXIMOS 4 ANOS É DA DILMA DE DIREITO SEUS FRANQUISTAS,VOCÊS NÃO TASKA NEM QUE A VACA TUSSA,AQUI O GOLPE NÃO FUNCIONA.É NA PAPUDA.

· zé poeira 9.07.2012 às 10:37
Sr. Noblat, pedir para que o Sr. puxasse pela memória não seria nenhum absurdo, mas dada a nossa idade recomendo uma rápida busca no “google” e lá encontrar que o Sr. Lula nunca defendeu a tese do terceiro mandato consecutivo, ao contrário.

· HEIM ??? 9.07.2012 às 10:35
Falta de assunto é um problema terrível… Noblat, quem não sabe disto? E ainda somos “avisados”? Aí vai uma dica para uma nova e genial matéria: “os pneus dos automóveis são redondos”. Fala sério!

· raul soares 9.07.2012 às 10:25
O mal intencionado fala do ditador geisel, como se fora presidente eleito (PIG) É um sem caráter, que acredita saber tudo e que fala para idiotas. Um verdadeiro compendio de como a vontade de um pseudo analista (sabe-se lá o motivo), sobrepuja os fatos.

· marcio varella 9.07.2012 às 10:22
quanto este pseudojornalista escroto e desonesto está ganhando e de quem pra dizer isto? que inpotância essa merda de pessoa tem para um noticiário?

· nelson 9.07.2012 às 10:06
O povão vota em LULA ou DILMA,quem for candidato só dá 85%,chupa noblat,augusto nunes,reinaldo azevedo,merval e outros filhos da puta mais.

· Zezinho 9.07.2012 às 10:06
A nova tática do PIG e fazer fofocas do Lula e da Dilma, mas o povo não cai nessa armadilha não. Dilma é Lula e Lula é Dilma!!

· Lucas Py 9.07.2012 às 10:02
Somente na política existe “câncer a favor” e “câncer contra”.

· PIG tem medo de Lula 9.07.2012 às 09:52
Uai, agora Dilma é fiel a Lula? Mas vocês não vivem dizendo que ela vai trair Lula, que não gosta do jeito de Lula, que está em conflito com Lula? Tucano e tudo igual, uns idiotas.

· Jocante 9.07.2012 às 09:50
Tu, pessoa nefasta…..

· Alagoano com orgulho 9.07.2012 às 09:31
Noblat, VAI TE FUDER VIADINHO, PROCURA ESCREVER ALGUMA COISA PARA A TURMA DA MONICA, OS TEUS ARTIGOS SO ACREDITAM AS CRIANÇAS, O BRASIL SUPORTA O LULA ATE 2030.

· Irineu Evangelista 9.07.2012 às 09:30
Eu, como militante petista, já aderi ao Movimento Volta Lula! Volta Lula, pelo amor de Deus! Ninguém tolera mais essa mulher!

· jofra 9.07.2012 às 09:07
Até agora, os jornalões ( PIG & Cia ) e a oposição (4%) não acertaram uma sobre o LULA ( maior presidente do Brasil ). Por exemplo: Diziam que LULA pleitearia um terceiro mandato; erraram. Vão continuar tentando adivinhar e continuarão errando.

· OBSERVADOR 9.07.2012 às 09:03
E se ele estiver impossibilitado na época, por que não deixar o Zé Dirceu se candidatar.Pelo menos teremos um homem probo na Presidencia, isto se o Supremo permitir.

· sergio 9.07.2012 às 09:02
As organizações Globo estão mesmo perdidas, pagar um salário a um colunista para escrever besteira, justifica os baixos índices da Fátima Bernardes. Como diria o poeta Galvão Bueno, as coisas já foram melhores pra ao Jardim Botânico.

· João Grillo 9.07.2012 às 08:50
BLÁ BLÁ BLÁ DEVE SER AMIGO ÍNTIMO DO LULA…. O MELHOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DEVE SER CONFIDENTE; PESCAM E JOGAM SINUCA COMENDO PÃO COM OVO EM SÃO BERNARDO…. BLÁ BLÁ BLÁ DEVE SE SENTIR EM CASA NO MEIO DOS FEDORENTOS PETRALHAS… IDIOTA É A RAÇA DE COLONISTA AMESTRADO A QUE ESTE PICARETA PERTENCE…. VIDA LONGA AO RESPEITADO E COMPETENTE LULA… OS BRASILEIROS O RECEBERÃO NO ANO QUE ELE QUISER… AS PESQUISAS ATESTAM OS DESEJOS. O RESTO É ÓDIO, ROUBALHEIRA, E CACHOEIRAS DE CORRUPÇÕES.

· Catãozinho dos Pinheirais 9.07.2012 às 08:49
Esse Noblat é um doente.

· Rinaldo 9.07.2012 às 08:45
Que credibilidade tem este Sr. que só ataca administração e o ex. presidente Lula em suas matérias e é oposição descarada do partidos dos trabalhadores.

· João Carlos – SP 9.07.2012 às 08:38
Neste momento é bom lembrar que este mesmo Noblat e outros patifes da mesma qualidade juravam de pé junto que Lula mudaria a constituíção e tentaria o terceiro mandado. Ficaram dois anos dizendo isto, fizeram um tremendo terrorismo, dizendo que Lula era um tipo de “Chavez”.
 
 

Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados