Governo sanciona lei que cria Universidade Federal Indígena, com foco em saberes tradicionais e inclusão cultural

Nova instituição federal terá sede em Brasília e previsão de atender até 2,8 mil estudantes, valorizando culturas, línguas e conhecimentos indígenas.

Publicado por: Cristiane Ferreira

A partir de hoje (29), povos indígenas de todo o Brasil passam a contar oficialmente com a Universidade Federal Indígena (Unind). A criação da instituição foi estabelecida pela Lei nº 15.418/2026, publicada no Diário Oficial da União e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia realizada ontem (28), no Palácio do Planalto.

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a nova universidade terá sede em Brasília e início das atividades previsto para 2027. A expectativa do governo é que a instituição atenda até 2,8 mil estudantes ao longo dos primeiros quatro anos de funcionamento.

Continua depois da publicidade

Educação com base em saberes tradicionais

Considerada pioneira no país, a Unind nasce com a proposta de integrar o ensino acadêmico aos conhecimentos tradicionais indígenas, promovendo também o desenvolvimento de tecnologias adequadas às realidades sociais e ambientais dessas comunidades.

Entre suas diretrizes, estão a valorização das culturas, histórias e línguas indígenas do Brasil e de outros países da América Latina, além do incentivo à sustentabilidade socioambiental.

Processo seletivo com participação das comunidades

A legislação prevê que a universidade poderá adotar processos seletivos próprios, elaborados com participação direta das comunidades indígenas. As seleções deverão respeitar as diferentes realidades linguísticas e culturais dos povos tradicionais.

Gestão e estrutura acadêmica

Continua depois da publicidade

A administração da Unind será conduzida por um reitor e um Conselho Universitário. Um dos pontos centrais da nova lei é que os cargos de reitor e vice-reitor deverão ser obrigatoriamente ocupados por professores indígenas.

Enquanto a estrutura definitiva não é consolidada, os primeiros dirigentes serão nomeados de forma provisória pelo Ministério da Educação.

Financiamento e implantação

O financiamento da universidade será feito com recursos do Orçamento Geral da União, podendo contar ainda com convênios, doações e receitas próprias compatíveis com suas finalidades.

A implantação efetiva da instituição dependerá da previsão orçamentária específica. Após a nomeação da reitoria provisória, a universidade terá prazo de 180 dias para apresentar ao MEC suas propostas de estatuto e regimento interno.

Contexto e importância

A criação da Universidade Federal Indígena é vista como um marco na política educacional brasileira voltada aos povos originários, reforçando a valorização da diversidade cultural e a inclusão de saberes tradicionais no ambiente acadêmico.

Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados