A competição realizada no complexo do Hotel do Barreiro, em Araxá, é a única prova Classe 1 da América do Sul e reuniu mais de 950 atletas em diversas categorias.
O objetivo da visita foi conhecer a estrutura física e operacional deste megaevento, tendo em vista a intenção da Prefeitura de realizar a competição em nosso município no ano do Centenário. Na oportunidade, os membros da Secretaria de Esporte e Lazer, se encontraram com o organizador do evento, Rogério Bernardes Ferreira, que falou sobre detalhes técnicos da Copa Internacional e da expectativa dos atletas para 2012.
De acordo com Rogério Silva, a primeira etapa da Copa já virou tradição naquela cidade. Várias ações acontecem paralelamente ao evento, como passeios ciclísticos, concursos de redações e artes, além do atrativo de receber atletas de países como Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Equador e alguns atletas da Europa.
Para o Secretário de Esporte e Lazer, Rômulo Duarte, foi muito importante observar a organização de um evento de nível internacional, que tem a participação entusiasmada do público presente e movimenta todos os setores da economia da cidade-sede. “Essa visita foi muito produtiva, pois pudemos observar os vários aspectos organizacionais, no que tange a realização desta competição. Aspectos estes, que serão fundamentais para que o governo Vladimir Azevedo, possa efetivar a proposta de presentear Divinópolis, no ano de seu Centenário“ declarou.
A Copa Internacional de MTB conta pontos para o Ranking Internacional (Elite Masculino e Elite Feminino), Ranking Brasileiro (todas as categorias exceto sub-13) e Campeonato Mineiro/Ranking Mineiro.
Todas as etapas de 2011 contam pontos no ranking da União Internacional de Ciclismo (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Federação Mineira de Ciclismo (FMF) e Cross Country Olímpico (XCO), incluindo a grande final, que acontece no formato de maratona (XCP).
Rogério (SEL), Rogério (MTB) e Rômulo Duarte![]() |
Fonte: Secretaria Adjunta de Comunicação Social da Prefeitura de Divinópolis






