Foi dada largada para eleição da Mesa Diretora da Câmara de Divinópolis; Ana (Avante) coloca seu nome, e Israel PP) quer a reeleição; Delano (PL) diz está fora

Publicado por: Geraldo Passos

Nas primeiras entrevistas que o Divinews realizou com os vereadores reeleitos da Câmara Municipal de Divinópolis, um dos assuntos mais quente abordados foi a disputa pela Mesa Diretora da Casa, que envolvem os cargos de presidente, vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário, para comandar o Poder Legislativo por dois anos, 2025 e 2026. A vereadora Ana Paula do Quintino, durante sua fala levantou o questionamento de que, pelo legislativo já passaram sete mulheres, porém, nenhuma presidente. Abertamente  declarou que, diante disso, o seu nome está a disposição e que almeja o comando do Legislativo, que disputará a eleição para Presidência – Posteriormente no mesmo dia, logo após a entrevista de Ana, o atual presidente Israel da Farmácia que assumiu o cargo após o afastasmento do presidente anterior, Eduardo Print Junior, se colocou candidato a reeleição sob o argumento de que realizou um bom trabalho neste mandato tampão e avalia ter condições de disputar o pleito agora na condição de candidato direto, já que assumiu o cargo interinamente em circunstâncias de emergência.  

Embora os eleitores sejam os vereadores pares dos pretendentes à presidencia, até então, apenas dois declarados explicitamente. Outros nomes podem surgir a qualquer momento aumentando a concorrência. Fatos é também que, em todos os níveis dos entes federados, tanto no município, quanto no estado e federal. Leia-se prefeito, Governador e Presidente da Repoública, sempre de público dizem que não interferem em tais eleições. Mas de fato, isso não procede, nos bastidores sempre atuam para tentarem eleger um presidente do legislativo que lhes deem menos trabalho de governabilidade, e pautem ou engavetem projetos de seus interesses.

Continua depois da publicidade

Nos corredores da Câmara de Divinópolis, já correm boatos que um/uma dos/as pretentendes  têm apoio da vice-prefeita Janete Aparecida, e o/a outro/a do prefeito Gleidson Azevedo. Como a bancada eleita e reeleita é mais governista, os  votos, deverão ser de indicação não dos partidos e muito menos independente, apenas um ou outro, os vereadores deverão votar seguindo indicação do Executivo.

O único  nome é certo, que já disse não ser presidenciável ao comando da Casa. É o  vereador Delano Santiago (PL), que afirmou  não ter tempo para exercer tal função. Ele almeja sim, a presidencia da Comissão da Saúde, por essa ele vai lugar.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados