Na manhã da última quarta-feira (18), membros, conselheiros técnicos e representantes da sociedade civil se reuniram na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (ACID) para mais uma sessão da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (ACASP).
Um dos principais anúncios foi feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que apresentou um novo aplicativo destinado a otimizar o atendimento de emergências em toda a região abrangida.
O Ligue 192 Voip, aplicativo desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG Oeste), promete corrigir problemas técnicos que comprometiam o atendimento das chamadas de emergência.
Segundo representantes do SAMU, muitas das reclamações recebidas eram sobre falhas de operadoras, como ligações extraviadas, telefones ocupados ou sem sinal. Com o novo sistema, será possível contornar esses obstáculos, uma vez que o serviço poderá ser acessado diretamente via internet, desde que o solicitante esteja conectado. A ferramenta visa melhorar a eficiência no acolhimento de pacientes, permitindo uma resposta mais rápida e precisa. O lançamento oficial do aplicativo está previsto para acontecer em breve.
Segurança Pública em pauta
Além do anúncio do SAMU, a reunião abordou outras questões relevantes para a segurança pública local. Um dos temas discutidos foi o crescente envolvimento de moradores de rua em infrações, especialmente em áreas do entorno do condomínio Lago das Roseiras, que também enfrenta problemas relacionados ao uso irregular do solo.
O comandante da Polícia Militar presente na reunião destacou que, embora as demandas trazidas pelos cidadãos sejam legítimas, a corporação enfrenta limitações operacionais devido à escassez de recursos, como o efetivo policial. Ele mencionou que, apesar dos esforços para atender a todas as solicitações, é inviável instalar bases policiais em todos os pontos demandados.
Como medida para melhorar a segurança no Lago das Roseiras, foi sugerido aos moradores que invistam em câmeras de vigilância e placas de advertência, informando que o local está sendo monitorado. A proposta é que os dispositivos de segurança sejam integrados ao sistema Hélios, o que facilitaria a identificação de infratores e auxiliaria nas operações policiais.






