A União Nacional dos Estudantes (UNE), uma das mais tradicionais organizações de representação universitária do país, voltou a ocupar espaço expressivo nas manifestações políticas brasileiras em outubro de 2026. A mobilização de estudantes em universidades de diferentes estados, particularmente depois do primeiro turno presidencial, trouxe novamente à discussão o papel histórico de uma entidade que atravessou o Estado Novo, enfrentou a ditadura militar, participou das campanhas pela redemocratização e esteve presente em diferentes movimentos de reivindicação social. Em Minas Gerais, o ambiente universitário também integra essa onda de participação política, com destaque para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, mencionada no contexto das mobilizações desta quinta-feira (15). A movimentação acontece em meio à disputa presidencial entre Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL), e parte dos atos recentes foi explicitamente organizada em apoio à reeleição do atual presidente. As manifestações levantam uma questão sobre o momento vivido pelo movimento estudantil: a UNE estaria recuperando a capacidade de articulação nacional que marcou diferentes fases de sua história? Os acontecimentos recentes demonstram atividade organizada e presença em diversos estados, embora ainda seja cedo para concluir que essa mobilização eleitoral represente uma retomada permanente do protagonismo estudantil.
UFMG recoloca Minas Gerais no debate sobre participação política dos universitários
A Universidade Federal de Minas Gerais ocupa uma posição relevante na história acadêmica e política brasileira, tendo sido cenário de debates e mobilizações em defesa da educação pública, da autonomia universitária e de direitos democráticos. Nesta quinta-feira (15), a movimentação estudantil mencionada em Belo Horizonte se insere em um período de atos políticos promovidos por estudantes e organizações sociais em diferentes regiões do país. A cobertura nacional confirma a realização de manifestações estudantis em Minas Gerais ao longo de outubro, embora não tenha sido possível verificar de maneira independente, até o fechamento deste artigo, o número de participantes, a programação completa e as entidades responsáveis pelo evento específico de 15 de outubro na UFMG. Essa distinção é necessária porque a participação de estudantes em uma manifestação não representa automaticamente uma posição oficial da universidade. A mobilização, por sua vez, permite recuperar uma tradição na qual centros acadêmicos, diretórios estudantis e diferentes coletivos transformaram os espaços universitários em locais de discussão sobre os rumos políticos, econômicos e sociais do Brasil.
UNE foi fundada em 1937 e atravessou alguns dos períodos mais turbulentos da história brasileira
A história da União Nacional dos Estudantes começou em 11 de agosto de 1937, no Rio de Janeiro, em um período marcado pelo crescimento da participação de organizações juvenis nas discussões nacionais. A entidade surgiu da necessidade de articular representações universitárias que atuavam de maneira dispersa e criar uma estrutura capaz de defender interesses comuns aos estudantes. Desde os primeiros anos, sua atuação ultrapassou reivindicações restritas às salas de aula, envolvendo debates sobre ensino superior, patrimônio nacional e participação política. A organização passou por diferentes fases e disputas internas, reunindo correntes ideológicas variadas, embora muitas de suas direções tenham mantido vínculos históricos com movimentos de esquerda. Na década de 1940, a UNE se posicionou contra o nazifascismo e participou de mobilizações relacionadas à Segunda Guerra Mundial, à democratização do país e à oposição ao Estado Novo de Getúlio Vargas. Esse período ajudou a consolidar a presença do movimento estudantil na vida pública brasileira e demonstra que a organização já nasceu em um contexto de intensa disputa sobre o futuro das instituições nacionais.
Da campanha O Petróleo é Nosso à defesa das reformas educacionais
Nas décadas seguintes, a UNE consolidou participação em movimentos que discutiam a soberania econômica e a organização social brasileira. Durante a campanha O Petróleo é Nosso, estudantes defenderam maior controle nacional sobre recursos considerados estratégicos, movimento que esteve ligado ao ambiente político anterior à criação da Petrobras, em 1953. Nos anos 1960, a entidade ampliou sua atuação em debates sobre reformas estruturais, democratização do acesso à educação e transformação das universidades. As propostas defendidas pelos estudantes refletiam diferentes correntes existentes no país, incluindo grupos nacionalistas, socialistas, comunistas e setores democráticos reformistas. O movimento estudantil também enfrentou disputas internas e divergências sobre a relação com governos e partidos. Essa pluralidade ajuda a compreender que a UNE nunca foi uma organização politicamente homogênea, mesmo quando suas direções assumiram posições públicas determinadas. Sua trajetória demonstra que a participação dos estudantes na política brasileira não se restringiu a campanhas eleitorais, mas também incluiu reivindicações relacionadas ao desenvolvimento econômico, à organização universitária e ao acesso a direitos sociais.
Ditadura militar transformou movimento estudantil em alvo de repressão
O golpe militar de 1964 representou uma ruptura na trajetória da UNE. A entidade sofreu repressão, teve sua sede incendiada e perdeu as condições legais de funcionamento que possuía anteriormente. Mesmo diante das restrições impostas pelo regime, organizações estudantis continuaram realizando reuniões clandestinas, assembleias e protestos em defesa das liberdades políticas e contra a intervenção autoritária nas universidades. Em 1968, a morte do estudante Edson Luís de Lima Souto durante uma ação policial no Rio de Janeiro provocou ampla reação e contribuiu para a realização da Passeata dos Cem Mil, uma das manifestações mais conhecidas daquele período. No mesmo ano, o Congresso da UNE em Ibiúna, no interior paulista, foi reprimido pelas autoridades, resultando na prisão de centenas de estudantes. A repressão atingiu lideranças, professores e outros integrantes da comunidade universitária, especialmente depois do Ato Institucional nº 5, que aprofundou a suspensão de direitos e liberdades. A resistência estudantil passou a integrar a memória da oposição ao regime militar, embora diferentes organizações e participantes tenham adotado estratégias políticas distintas ao longo daquele período.
Diretas Já e caras-pintadas marcaram novas fases da participação dos estudantes
Com o enfraquecimento da ditadura militar e a reorganização dos movimentos sociais, estudantes voltaram a participar de mobilizações públicas por eleições diretas e pelo restabelecimento das instituições democráticas. Na década de 1980, a UNE esteve presente no ambiente de mobilização das Diretas Já, campanha que reuniu setores políticos, sindicais, culturais e populares em defesa da eleição direta para presidente da República. Anos depois, em 1992, estudantes participaram de manifestações pelo impeachment de Fernando Collor de Mello, movimento que ficou conhecido pela presença dos caras-pintadas. A participação universitária nesses acontecimentos reforçou uma dimensão da trajetória da UNE: a capacidade de conectar reivindicações estudantis a debates políticos mais amplos. Entretanto, tanto a campanha pelas eleições diretas quanto os protestos de 1992 foram construídos por coalizões sociais diversificadas, de modo que nenhuma organização pode reivindicar isoladamente o protagonismo daqueles processos. A história registra a presença significativa dos estudantes, mas também a atuação decisiva de movimentos populares, sindicatos, partidos e outras entidades civis.
Mobilizações de outubro de 2026 levam estudantes às ruas em diferentes estados
O movimento estudantil voltou a demonstrar capacidade de articulação nacional neste mês de outubro, com manifestações registradas em universidades, praças e outros espaços públicos. No dia 8, estudantes secundaristas e universitários participaram de atos em São Paulo, Curitiba, Brasília e outras localidades, em uma mobilização convocada pela UNE e por diferentes coletivos estudantis. Em São Paulo, ocorreram atividades envolvendo estudantes das instituições Mackenzie e Cásper Líbero, além de uma manifestação na Praça Roosevelt. No Distrito Federal, houve mobilização na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Também foram registrados atos em estados como Amazonas, Rio Grande do Sul, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba e Sergipe. A agenda foi organizada sob a identificação de campanha estudantil favorável à reeleição de Lula, associando reivindicações educacionais à disputa política nacional. Os participantes defenderam investimentos em universidades, programas de permanência estudantil e continuidade de políticas de acesso à educação. A mobilização mostra que a UNE permanece ativa, mas também evidencia que sua atuação atual inclui posições eleitorais explícitas, aspecto que deve ser distinguido de manifestações de caráter exclusivamente acadêmico ou institucional.
Universidade de Brasília protagoniza mobilização que alcança Esplanada dos Ministérios
A capital federal foi cenário de uma das manifestações mais expressivas da semana. Na terça-feira (13), estudantes mobilizados pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília (UnB), com apoio da UNE e de outras organizações, participaram de um ato que alcançou a Esplanada dos Ministérios. A manifestação reuniu estudantes e representantes de movimentos políticos e sociais, com bandeiras relacionadas à educação pública, à democracia e ao fim da escala de trabalho 6×1. Também houve manifestações de apoio à reeleição de Lula e críticas ao candidato Flávio Bolsonaro, demonstrando a participação direta de organizações estudantis no ambiente eleitoral. A presença dos universitários em Brasília apresentou uma dimensão semelhante à observada em outros momentos históricos, nos quais pautas educacionais passaram a ser articuladas com reivindicações nacionais mais amplas. Entretanto, a comparação com acontecimentos como as Diretas Já ou os protestos contra a ditadura deve considerar as diferenças históricas e institucionais de cada época. Em 2026, a atuação ocorre em um sistema de eleições competitivas, no qual as manifestações favoráveis e contrárias aos candidatos integram o debate político legítimo.
Mais de 40 atos universitários foram previstos em mobilização nacional
A dimensão das manifestações recentes também aparece no levantamento divulgado em 9 de outubro, que identificou mais de 40 atos programados em universidades de 13 estados e do Distrito Federal. A organização envolveu entidades estudantis, movimentos sociais e militantes que passaram a realizar atividades descentralizadas depois do primeiro turno presidencial. As ações incluem assembleias, panfletagens, encontros públicos e mobilizações em espaços universitários. O número corresponde à programação anunciada e não significa que todos os atos tenham necessariamente ocorrido ou reunido públicos equivalentes. Ainda assim, a distribuição geográfica das atividades demonstra uma articulação que ultrapassa uma única universidade ou capital. Para a UNE, a agenda representa a oportunidade de mobilizar estudantes de diferentes instituições e fortalecer sua presença no debate público. Para a análise jornalística, a questão relevante será observar se essa participação continuará depois da eleição, especialmente em pautas relacionadas a orçamento universitário, bolsas de permanência, assistência estudantil e qualidade da formação acadêmica.
Aproximação com a campanha de Lula também provoca questionamentos políticos e jurídicos
A participação da UNE em manifestações favoráveis à reeleição do presidente Lula trouxe uma discussão adicional sobre os limites da atuação político-partidária das organizações estudantis. Nesta quinta-feira (15), a campanha de Flávio Bolsonaro apresentou uma ação ao Tribunal Superior Eleitoral questionando suposta utilização de recursos e estruturas de organizações sociais e sindicais em atividades eleitorais. Entre as entidades mencionadas está a UNE. A iniciativa pede investigação e medidas relacionadas a um alegado financiamento irregular de campanha, mas a apresentação da ação não significa que as irregularidades estejam comprovadas. A participação de estudantes em campanhas eleitorais é uma forma legítima de manifestação política; eventuais questionamentos sobre financiamento, uso de recursos ou atuação institucional precisam ser examinados conforme as regras eleitorais aplicáveis. O episódio demonstra que a UNE voltou a ganhar espaço no debate nacional, mas também passou a enfrentar críticas sobre a proximidade de suas atividades com partidos e candidaturas. A discussão envolve tanto a autonomia do movimento estudantil quanto o direito de suas lideranças e integrantes defenderem posições políticas.
Retomada do protagonismo estudantil dependerá de atuação além do período eleitoral
A presença de estudantes nas ruas e nas universidades indica capacidade de mobilização, mas não basta, isoladamente, para demonstrar uma transformação duradoura do movimento estudantil. A UNE mantém uma estrutura nacional e continua realizando congressos, campanhas e atividades de representação universitária. Por isso, afirmar que a organização esteve adormecida durante décadas seria historicamente impreciso. O que pode estar acontecendo em outubro de 2026 é uma fase de maior visibilidade pública, impulsionada pela disputa presidencial e pelas mobilizações organizadas por entidades e coletivos. A continuidade desse protagonismo dependerá de fatores como participação dos estudantes nas decisões internas, renovação das lideranças, representação de diferentes correntes políticas e capacidade de transformar reivindicações em resultados institucionais. Também será importante acompanhar o diálogo com universidades públicas e privadas, os centros acadêmicos e os diretórios estudantis. A comparação com a trajetória histórica da UNE torna-se relevante justamente porque muitos de seus momentos mais marcantes ocorreram em mobilizações que ultrapassaram os calendários eleitorais e permaneceram presentes na agenda pública por anos.
O passado de lutas da UNE permanece referência para uma nova geração de universitários
A memória histórica da UNE reúne episódios de enfrentamento ao autoritarismo, participação em campanhas pela democratização e mobilizações em defesa da educação. Esse passado continua sendo utilizado pela própria entidade como referência para suas atividades contemporâneas, estabelecendo uma ligação simbólica entre diferentes gerações de estudantes. Entretanto, a história do movimento estudantil também inclui divergências internas, disputas partidárias e debates sobre sua capacidade de representar a diversidade das universidades brasileiras. Recuperar essa trajetória exige reconhecer tanto suas contribuições para a vida democrática quanto as controvérsias relacionadas a diferentes direções e estratégias políticas. Os acontecimentos de outubro mostram que novos estudantes estão participando ativamente do debate nacional, mas o significado histórico dessa mobilização só poderá ser avaliado com maior clareza ao longo do tempo. Para a cobertura política regional, as manifestações da UFMG e de outras instituições representam uma oportunidade de acompanhar como as universidades mineiras participam das discussões nacionais e como essa experiência influencia a organização da juventude no Estado.
UNE volta ao centro das manifestações e reacende debate sobre o papel político da juventude
A pergunta sobre uma possível retomada do movimento estudantil encontra elementos concretos nas mobilizações realizadas neste mês, mas a resposta exige distinguir visibilidade momentânea de fortalecimento institucional. A UNE possui uma longa história de organização e manteve atividades ao longo das últimas décadas, ainda que sua presença no debate nacional tenha variado conforme o contexto político e social. As manifestações de outubro de 2026 demonstram uma agenda de participação que envolve diferentes universidades, aproximações com movimentos sociais e manifestações eleitorais explícitas. A presença de estudantes da UFMG no cenário de mobilização mineiro acrescenta relevância regional a esse processo, embora os detalhes do evento de quinta-feira ainda precisem de confirmação independente. O desafio para a organização será demonstrar sua capacidade de representar os interesses estudantis de forma continuada, inclusive quando as disputas eleitorais terminarem e permanecerem as demandas por financiamento, permanência universitária e qualidade do ensino.
A UNE não desapareceu da vida pública brasileira, mas outubro de 2026 trouxe uma nova sequência de mobilizações que merece acompanhamento. O passado da entidade ajuda a compreender sua importância histórica; o presente revela estudantes novamente organizados em diferentes estados. O alcance dessa movimentação, sua autonomia e suas consequências para as universidades ainda serão definidos pela continuidade das atividades e pelas decisões de suas próprias bases.






