ELEIÇÕES 2026 – URGENTE: Após desistências de Lula e Flávio Bolsonaro, Globo cancela debate presidencial desta quinta-feira

Emissora desistiu do último confronto antes do primeiro turno depois que os dois candidatos que lideram as pesquisas decidiram não comparecer; cancelamento foi informado pela GloboNews na noite desta quinta-feira

Publicado por: Geraldo Passos

A TV Globo cancelou, na noite desta quinta-feira (1º), o debate entre os candidatos à Presidência da República que estava programado para começar após o Jornal Nacional. A decisão foi anunciada pela GloboNews depois que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL), os dois nomes que ocupam as primeiras posições das pesquisas nacionais, confirmaram que não participariam do encontro.

Lula já havia comunicado anteriormente que não iria ao debate e optou por conceder entrevista ao Flow Podcast nesta noite. Flávio Bolsonaro, que até poucas horas antes mantinha sua participação, anunciou a desistência por volta das 19h30 e atribuiu a decisão ao que chamou de “censura imposta ao evento pelo TSE”.

Continua depois da publicidade

A mudança de Flávio ocorreu depois de decisão da ministra Estela Aranha, do Tribunal Superior Eleitoral, que proibiu a Globo de destacar na transmissão o púlpito vazio destinado a Lula e suspendeu a dinâmica que permitiria perguntas direcionadas ao candidato ausente.

Com as duas desistências, permaneceriam disponíveis para o encontro Augusto Cury (Avante), Ronaldo Caiado (PSD), Romeu Zema (Novo) e Renan Santos (Missão), este último incluído após decisão judicial. Horas antes do cancelamento, veículos nacionais ainda informavam que a Globo pretendia realizar o debate apenas com esses candidatos.

A decisão anunciada pela GloboNews, portanto, representa uma mudança de última hora na programação, ocorrida depois dessas publicações.

Com o cancelamento, o primeiro turno da eleição presidencial termina sem um confronto televisivo entre Lula e Flávio Bolsonaro, justamente os dois candidatos que concentram a maior parcela das intenções de voto nos levantamentos nacionais. A Folha já havia registrado que seria a primeira eleição em duas décadas a chegar ao fim do primeiro turno sem um debate entre os líderes das pesquisas

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados