Divinópolis terá duas ações gratuitas de conscientização e valorização da vida durante o Setembro Amarelo. Promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Planalto e Morada Nova, as atividades serão realizadas quarta-feira (23) e terça-feira (29) , com programação nas praças dos bairros Planalto e São José. A iniciativa busca aproximar os serviços de saúde da comunidade, incentivar o cuidado com a saúde emocional e criar espaços de acolhimento, diálogo e convivência.
A programação começa na quarta-feira (23), com o Movimento na Praça e Juntos pela Vida, organizado pela UBS Planalto. O evento terá início às 17h, na Praça do bairro Planalto, e reunirá moradores, familiares e demais integrantes da comunidade em uma atividade voltada ao cuidado, à informação e ao fortalecimento dos vínculos entre os participantes. Na terça-feira (29), será a vez da Caminhada pela Vida, promovida pela UBS Morada Nova. A atividade começa às 8h, na Praça da Bíblia, no bairro São José, e contará com caminhada em grupo, atividade física e palestra com psicólogo, além de ações de convivência e integração comunitária, as duas iniciativas integram a programação municipal do Setembro Amarelo e oferecem oportunidades para que a população participe de atividades coletivas, receba orientações em saúde e tenha acesso a espaços de acolhimento próximos de casa.
Movimento na Praça terá vacinação e orientações em saúde
O Movimento na Praça e Juntos pela Vida será realizado pela UBS Planalto na quarta-feira (23), a partir das 17h. A programação inclui momentos de convivência, música e acolhimento, além de atividade coletiva, aferição de pressão arterial, orientações em saúde e vacinação, a proposta é reunir diferentes atividades em um espaço público, favorecendo a participação dos moradores e o contato com ações de promoção da saúde. A presença de serviços e orientações também permite aproximar a população das iniciativas desenvolvidas pela unidade de saúde. A organização convida moradores, familiares e toda a comunidade a participar. A atividade busca fortalecer os vínculos entre os participantes e reforçar a importância do cuidado e da valorização da vida.
Caminhada pela Vida terá palestra com psicólogo
A segunda ação está marcada para terça-feira (29), às 8h, na Praça da Bíblia, no bairro São José. A Caminhada pela Vida será promovida pela UBS Morada Nova e terá como uma das atividades centrais a caminhada em grupo, acompanhada de atividade física e palestra com psicólogo, a programação também prevê doação de flores, distribuição de água e frutas e sorteio de brindes. As atividades foram organizadas para estimular a convivência e a participação da comunidade em um momento dedicado à conscientização e ao cuidado com a saúde emocional. A iniciativa busca proporcionar um espaço de encontro entre os moradores, com atividades coletivas e orientações que reforçam a importância do acolhimento e do diálogo.
Setembro Amarelo reforça a importância do acolhimento
As ações fazem parte da campanha Setembro Amarelo, período dedicado à conscientização sobre a valorização da vida e à atenção à saúde emocional. Em Divinópolis, a programação organizada pela Semusa aposta em atividades comunitárias para ampliar o diálogo e incentivar o cuidado entre os moradores, a proposta também destaca a importância dos vínculos sociais e dos espaços de convivência, reunindo serviços de saúde, atividades coletivas e momentos de acolhimento em locais acessíveis à população. A Prefeitura de Divinópolis convida os moradores a participar das duas iniciativas e a se envolver nas ações de cuidado e prevenção promovidas ao longo do mês.
Confira os locais e horários
QUARTA -FEIRA (23)
Movimento na Praça – Juntos pela Vida
17h | Praça do bairro Planalto
Atividades coletivas, música, acolhimento, aferição de pressão arterial, orientações em saúde e vacinação.
TERÇA -FEIRA (29)
Caminhada pela Vida
8h | Praça da Bíblia, bairro São José
Caminhada em grupo, atividade física, palestra com psicólogo, doação de flores, distribuição de água e frutas e sorteio de brindes.






