Burger King de Divinópolis fecha para limpeza; denúncia mostra sujeira e insetos, enquanto shopping rebate versão de infestação de baratas

Fotos e vídeo enviados ao Divinews mostram resíduos em equipamentos e insetos que aparentam ser baratas; unidade ficou fechada nesta terça-feira (1º), funcionária negou infestação e shopping afirma que loja passa por limpeza e manutenção

Publicado por: Geraldo Passos

Fotos, vídeo e relatos enviados ao Divinews colocaram em dúvida as condições de higiene da única unidade do Burger King em Divinópolis, localizada no Shopping Pátio. O estabelecimento permaneceu fechado nesta terça-feira (1º) para uma limpeza geral. Imagens recebidas pelo portal mostram resíduos em equipamentos da cozinha e pequenos insetos que aparentam ser baratas. Procurados pelo Divinews antes da publicação, tanto um contato ligado à unidade quanto a administração do shopping negaram que o fechamento tenha ocorrido por uma infestação e apresentaram suas versões sobre a situação.

A denúncia chegou ao Divinews por meio de uma fonte que afirma conhecer a rotina interna do estabelecimento. Além do relato, foram encaminhadas fotografias de diferentes pontos da cozinha e um vídeo mostrando insetos circulando por uma parede azulejada.

Continua depois da publicidade

Nas imagens é possível observar restos de alimentos e resíduos em superfícies e equipamentos utilizados na área de preparação. Em outros registros aparecem marcas de gordura e sujeira. Já o vídeo mostra pequenos insetos escuros que, pela aparência, se assemelham a baratas.

O Divinews ressalta, entretanto, que fotografias e vídeos não substituem uma inspeção técnica da Vigilância Sanitária e, isoladamente, não permitem afirmar que exista uma infestação no estabelecimento.

Divinews procurou a unidade para ouvir o outro lado

Antes da publicação da reportagem, a própria fonte forneceu ao Divinews um número de telefone, indicando-o como contato de uma pessoa ligada ao Burger King de Divinópolis. O portal utilizou o número com o objetivo exclusivo de garantir o contraditório da empresa, apresentando os questionamentos sobre as imagens, o fechamento da unidade e a denúncia recebida.

Depois da mensagem enviada pelo Divinews, o contato retornou por ligação telefônica. Durante a conversa, foi confirmado que a loja estava fechada nesta terça-feira para uma limpeza geral.

Questionado sobre a denúncia envolvendo baratas e sobre as condições apresentadas nas imagens, o contato negou que exista infestação no local e informou ainda que a Vigilância Sanitária deverá comparecer posteriormente à unidade. Até o fechamento desta reportagem, o Divinews não havia recebido, até por que não solicitou,  confirmação oficial do órgão sanitário sobre uma inspeção nem eventual conclusão acerca das condições do estabelecimento. Porém tal manifestação será publicada, caso a VS queira se pronunciar a respeito.

Shopping diz que fechamento envolve mutirão de limpeza e equipamento com problema

O Divinews também procurou também a administração do Shopping Pátio Divinópolis para que apresentasse sua versão. Em manifestação encaminhada ao portal, o shopping informou que a unidade do Burger King estava de fato passando por uma série de procedimentos de inspeção e limpeza.

Continua depois da publicidade

Segundo a versão apresentada, os próprios funcionários teriam identificado a necessidade de fazer um mutirão de limpeza, e o shopping autorizou o fechamento temporário para que o trabalho fosse realizado. A administração afirmou ainda que a unidade estaria recebendo esse cuidado ao longo da semana e sustentou que, após o serviço, a loja se encontra limpa.

O shopping também afirmou que um equipamento da unidade apresentou problema, motivo pelo qual o Burger King teria solicitado autorização para permanecer fechado. Segundo a manifestação enviada ao Divinews, portanto, o fechamento não teria ocorrido em razão de uma situação de infestação ou de uma determinação sanitária.

A administração informou ainda que há acompanhamento da operação por profissional vindo de Belo Horizonte e afirmou que a unidade estaria, após os trabalhos realizados, em boas condições de limpeza.

Versões diferentes sobre a mesma situação

A reportagem, portanto, reúne duas versões que precisam ser colocadas lado a lado. De um lado, a fonte encaminhou imagens de sujeira, resíduos de alimentos e insetos na área interna da unidade e relatou problemas de higiene.

Do outro, o contato da loja nega infestação, enquanto o shopping sustenta que houve necessidade de um mutirão de limpeza, mas afirma que o fechamento também está relacionado a um problema em equipamento e que a unidade se encontra limpa após os procedimentos realizados.

O fato de o próprio shopping reconhecer que os funcionários perceberam a necessidade de uma limpeza mais ampla confirma que houve um trabalho extraordinário de higienização. Isso, porém, não permite concluir por si só que havia irregularidade sanitária. Da mesma forma, o fato de a fonte apresentar imagens de insetos não autoriza o Divinews a classificar tecnicamente o cenário como infestação sem uma avaliação da autoridade responsável.

Imagens mostram o que foi registrado naquele momento

Algumas das fotografias recebidas mostram resíduos visíveis sobre equipamentos utilizados na cozinha. Outras registram piso molhado e áreas que podem ter sido fotografadas durante ou próximas de um processo de higienização.

Por isso, o Divinews evita transformar uma fotografia isolada em diagnóstico definitivo sobre a rotina da unidade. O vídeo é outro elemento da denúncia. Nele aparecem insetos caminhando sobre a superfície interna do estabelecimento. O material será apresentado ao leitor exatamente como chegou ao portal, acompanhado das versões obtidas pela reportagem.

Vigilância Sanitária poderá dar a resposta definitiva

A avaliação mais importante agora deverá ser a da fiscalização sanitária. Uma eventual inspeção poderá verificar condições de limpeza, armazenamento de alimentos, equipamentos, controle de vetores e pragas e demais exigências aplicáveis a estabelecimentos que manipulam alimentos. Até o momento, não há informação confirmada pelo Divinews de que a unidade tenha sido interditada pela Vigilância Sanitária.

O que está confirmado é: a unidade ficou fechada nesta terça-feira para realização de limpeza; o shopping também informou problema em um equipamento; existem fotos e vídeo encaminhados por uma fonte mostrando resíduos e insetos; o contato ligado à loja nega infestação; e o shopping afirma que o estabelecimento passou por limpeza e se encontra em condições adequadas.

O Divinews seguirá acompanhando o caso e atualizará a matéria caso a Vigilância Sanitária, o Burger King ou o Shopping Pátio apresentem novas informações ou documentos.

.

.

Matéria contou com o auxílio de IA na estruturação, mas com conteúdo, apuração, orientação e revisão editorial do Divinews

Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados