A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está promovendo grupos de apoio para pessoas que desejam parar de fumar. Os encontros são gratuitos e oferecem acolhimento, orientação profissional, troca de experiências e estratégias para ajudar os participantes durante o processo de cessação do tabagismo.
A iniciativa integra as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças relacionadas ao consumo de tabaco desenvolvidas pela rede municipal. Durante os encontros, os participantes recebem informações sobre os impactos do tabagismo, os benefícios de interromper o consumo e estratégias para enfrentar os desafios relacionados à mudança de hábito. Além das orientações, os grupos criam um espaço de escuta e compartilhamento de experiências. A proposta é fortalecer a motivação de quem decidiu abandonar o cigarro e oferecer acompanhamento ao longo desse processo. Entre as oportunidades oferecidas pela rede municipal, uma delas será realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Quintino e Nilda Barros.
O encontro está marcado para 26 de agosto, às 18h30, na unidade localizada na rua São Sebastião Alves, nº 360, bairro Quintino, a programação é destinada a pessoas que desejam receber orientação e apoio para iniciar o processo de parar de fumar, a segunda oportunidade será na UBS Planalto, localizada na rua João Moreira, nº 70, no bairro Planalto. Nesse caso, o encontro ocorrerá no dia 2 de setembro, às 18h. As duas atividades fazem parte das estratégias da rede municipal para ampliar o acesso ao acompanhamento de pessoas que desejam abandonar o cigarro.
O processo de cessação do tabagismo pode envolver diferentes desafios, e os grupos foram estruturados para oferecer informações e suporte aos participantes, entre os temas trabalhados estão os impactos do tabagismo na saúde, os benefícios de parar de fumar e formas de enfrentar a vontade de fumar, a troca de experiências também integra a proposta. Ao compartilhar dificuldades e avanços, os participantes encontram um ambiente de acolhimento e incentivo durante a mudança de hábito. Além disso, o acompanhamento oferecido pela rede municipal permite que o processo seja conduzido com orientação profissional, a Prefeitura destaca que o objetivo não é apenas transmitir informações, mas oferecer suporte para que cada participante possa enfrentar as dificuldades relacionadas à interrupção do consumo de cigarro.
O tabagismo é considerado um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, respiratórias e diferentes tipos de câncer, os impactos não atingem somente quem fuma. A exposição à fumaça do cigarro também pode afetar pessoas que não fazem uso do tabaco, conhecidas como fumantes passivos. Por isso, as ações de prevenção e cessação também fazem parte das estratégias de promoção da saúde desenvolvidas pela rede pública, parar de fumar traz benefícios ao organismo e pode contribuir para a redução dos riscos associados ao consumo de tabaco. Nesse processo, a busca por orientação profissional pode ajudar a pessoa a lidar com as dificuldades da mudança e a manter a decisão de abandonar o cigarro.
Os grupos promovidos pela Semusa oferecem aos participantes um espaço de acompanhamento, escuta e incentivo, a proposta é reunir orientação profissional e apoio coletivo para ajudar quem decidiu mudar seus hábitos e buscar uma vida mais saudável. A Prefeitura reforça que os encontros são gratuitos e representam uma oportunidade para moradores que desejam iniciar o processo de abandono do cigarro. Além das informações qualificadas, os participantes têm contato com profissionais da rede municipal e com outras pessoas que também estão enfrentando o desafio de parar de fumar, com os encontros nas UBS Quintino e Nilda Barros e Planalto, a Secretaria Municipal de Saúde amplia as possibilidades de acesso ao acompanhamento para quem deseja deixar o tabaco.






