A Prova Nacional Docente de 2026 inicia uma nova etapa para quem busca ingresso no magistério público. As inscrições começam ser realizada na segunda-feira (22) e permanecem abertas até 3 de julho, ampliando o alcance da avaliação e consolidando o exame como instrumento estratégico para futuras seleções em todo o país, o cadastro deve ser realizado exclusivamente pelo Sistema PND, disponível no portal oficial do Inep.
Podem participar estudantes concluintes de licenciaturas inscritos no Enade das Licenciaturas e também interessados em disputar concursos ou processos seletivos que utilizem o desempenho na avaliação como etapa própria de admissão. A adesão das redes públicas reforça o crescimento da iniciativa, na edição anterior, 1.530 redes públicas aderiram voluntariamente ao uso dos resultados da prova para seleção de professores, desse total, participaram 22 redes estaduais, 18 capitais e outros 1.490 municípios.
Inclusão e acessibilidade ganham espaço na inscrição
Durante o período de inscrição, candidatos que desejarem tratamento pelo nome social poderão solicitar o recurso diretamente no sistema. Para isso, será necessário possuir cadastro atualizado junto à Receita Federal, participantes que necessitem de atendimento especializado também deverão indicar, no momento da inscrição, as condições específicas e os recursos necessários. O atendimento contempla pessoas com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento, gestantes, lactantes, idosos, diabéticos e candidatos com outras condições específicas previstas, entre as possibilidades previstas estão baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, TDAH, TEA, discalculia, fibromialgia e transtornos mentais.
Taxa de inscrição exige atenção ao calendário
Os candidatos não isentos deverão pagar taxa de R$ 85. A guia de recolhimento será emitida pelo próprio Sistema PND, o pagamento poderá ser realizado em bancos, casas lotéricas ou aplicativos bancários até terça-feira (8). Desde segunda-feira (15), participantes que solicitaram isenção já podem consultar o resultado da análise. Quem teve o pedido aprovado ainda precisará concluir normalmente a inscrição dentro do prazo previsto, Já os pedidos negados poderão seguir no processo mediante pagamento da taxa.
Aplicação terá 21 áreas avaliadas
As provas ocorrerão no sábado (20) em todos os estados e no Distrito Federal. O exame terá duração total de 5 horas e 30 minutos, A estrutura será dividida em duas partes. A primeira abordará formação geral docente comum às licenciaturas, a segunda avaliará conteúdos específicos de cada área, em 2026, a PND ampliou o número de cursos contemplados. Passam a integrar a avaliação as licenciaturas em teatro, dança, ciências naturais e letras espanhol, ao todo, serão 21 áreas avaliadas, incluindo pedagogia, matemática, história, geografia, educação física, computação, música, filosofia e demais formações licenciadas. A divulgação do resultado final está prevista para segunda-feira (15) de dezembro, a expectativa é de que a edição fortaleça o uso nacional da avaliação como porta de entrada para oportunidades no ensino público.





