Uma menina de 8 anos, estudante da rede municipal de ensino de Nova Serrana, morreu após apresentar um quadro clínico compatível com meningite. O caso mobiliza equipes da Vigilância Epidemiológica do município e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que trabalham para esclarecer a causa exata da doença.
A Prefeitura de Nova Serrana divulgou nota oficial neste domingo (7), lamentando profundamente a morte da criança e prestando solidariedade aos familiares, amigos e à comunidade escolar afetada pela perda.
Embora o registro inicial do óbito indique “meningite devido a outras causas não especificadas”, as investigações ainda não foram concluídas. Por isso, as autoridades evitam confirmar o diagnóstico definitivo até a finalização de todos os exames e análises epidemiológicas.
Exames ainda não confirmam meningite bacteriana
Segundo o secretário municipal de Saúde, Nilvan Baeta, um exame realizado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) apresentou resultado não detectável para meningite bacteriana.
Apesar disso, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a investigação permanece em andamento. Os profissionais da Vigilância Epidemiológica acompanham o caso para identificar qual doença provocou o quadro clínico que levou à morte da estudante.
Além disso, as equipes técnicas analisam informações médicas, exames laboratoriais e outros elementos que possam ajudar a esclarecer as circunstâncias do caso.
Autoridades reforçam importância da vacinação
Diante da repercussão do episódio, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou a importância da vacinação como principal ferramenta de prevenção contra diversas doenças infecciosas.
A orientação é para que pais e responsáveis procurem as unidades de saúde e verifiquem se o cartão de vacinação das crianças está atualizado. Segundo a pasta, manter a imunização em dia continua sendo uma das medidas mais eficazes para reduzir riscos e proteger a população.
Enquanto isso, a Vigilância Epidemiológica segue monitorando a situação e prestando acompanhamento técnico conforme os protocolos de saúde pública.
Escola da estudante não foi divulgada
Até o momento, a Prefeitura de Nova Serrana não informou oficialmente em qual unidade escolar a criança estava matriculada.
Novas informações deverão ser divulgadas após a conclusão das investigações epidemiológicas e dos exames complementares que poderão apontar a causa definitiva da doença.
O caso segue sendo acompanhado pelas autoridades de saúde municipais e estaduais.






