A história bíblica de Judas Iscariotes atravessa os séculos como símbolo de uma contradição moral profunda. Judas andava com Jesus, conhecia sua mensagem, ouvia seus ensinamentos e participava do círculo íntimo dos discípulos. Mesmo assim, segundo os Evangelhos, entregou o Mestre por 30 moedas de prata.
A força dessa narrativa não está apenas no ato da traição. Está no contraste entre aparência e prática. Judas estava perto da fé, mas não se deixou governar por ela. Caminhava ao lado de Cristo, mas escolheu outro altar quando chegou a hora decisiva.
É nesse ponto que a analogia com parte da política brasileira contemporânea se impõe. Não como julgamento espiritual definitivo, que cabe apenas a Deus, mas como alerta público. Quando um grupo político se apresenta como defensor da fé, veste a linguagem cristã, pede voto em nome de Deus e depois busca em governo estrangeiro instrumento de pressão contra o próprio país, a pergunta precisa ser feita: que cristianismo é esse?
A família Bolsonaro construiu parte relevante de sua força política com discurso religioso. Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, Flávio Bolsonaro e aliados falam frequentemente a um eleitorado evangélico e conservador. Invocam Deus, família, liberdade e valores cristãos. No entanto, os fatos recentes expõem uma contradição difícil de esconder.
Primeiro, Eduardo Bolsonaro foi aos Estados Unidos em busca de apoio político externo contra decisões do sistema de Justiça brasileiro, especialmente contra o ministro Alexandre de Moraes. Depois, Flávio Bolsonaro também buscou Washington para pedir ao governo Donald Trump a classificação do Comando Vermelho e do PCC como organizações terroristas.
O combate ao crime organizado é necessário, urgente e legítimo. PCC e CV são facções violentas, desafiam o Estado, corrompem estruturas, aterrorizam comunidades e precisam enfrentar repressão firme. O problema não está em combater essas organizações. O problema está em transformar uma pauta de segurança pública brasileira em instrumento de articulação política internacional, abrindo caminho para que uma potência estrangeira avance sobre tema que deveria ser tratado pelo Brasil com cooperação, sim, mas sem submissão.
Cooperação internacional não é o mesmo que tutela estrangeira
O Brasil pode e deve cooperar com outros países no combate ao tráfico, lavagem de dinheiro, contrabando de armas e crime transnacional. Porém, quando um político brasileiro busca um governante estrangeiro para pressionar instituições brasileiras, interferir no debate interno e criar constrangimento geopolítico ao próprio país, a linha vermelha se aproxima.
É aí que a lembrança de Judas ganha sentido editorial
Judas não traiu Jesus com uma espada. Traiu com um beijo. A aparência era de reverência, mas o gesto carregava entrega. Na política moderna, a traição raramente aparece com esse nome. Ela vem embalada em discurso de patriotismo, combate ao crime, defesa da liberdade, fé cristã e proteção da família. Contudo, por trás da embalagem, pode existir apenas interesse próprio.
Quando Eduardo atua nos Estados Unidos para pressionar Alexandre de Moraes e tentar favorecer o pai, a pauta não parece nascer de um projeto de país. Parece nascer de uma vingança familiar contra o Judiciário. Quando Flávio leva ao governo Trump uma pauta que mexe com a soberania brasileira, também surge a dúvida: o objetivo é proteger o Brasil ou usar o Brasil como peça de campanha?
Essa pergunta precisa ser feita com coragem
Porque soberania nacional não pode depender da conveniência eleitoral de uma família. Crime organizado não pode virar escada para candidatura. Segurança pública não pode servir de palanque internacional. E Deus não pode ser usado como verniz para cálculo político.
O mandamento bíblico é claro: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão”. Esse princípio não se limita ao palavrão ou à irreverência verbal. Usar o nome de Deus para manipular consciências, capturar votos, blindar projetos pessoais e vestir de santidade uma disputa de poder também fere o espírito desse mandamento.
Na política brasileira, muitos líderes descobriram que falar “Deus” rende voto. Descobriram que posar de cristão abre portas em púlpitos. Descobriram que transformar culto em palanque gera fidelidade eleitoral. Mas esqueceram que o Deus da Bíblia não aceita ser cabo eleitoral de ninguém.
Fé cristã não autoriza idolatria política.
E aqui entra outro ponto sensível. Parte do eleitorado evangélico aprendeu a obedecer pastores de forma quase automática, como se liderança religiosa fosse infalível. Muitos citam Romanos 13, quando o apóstolo Paulo afirma que toda autoridade deve ser respeitada, pois não há autoridade que não proceda de Deus. O texto bíblico existe e tem peso na tradição cristã.
No entanto, o uso seletivo desse versículo revela dois pesos e duas medidas. Se a autoridade deve ser respeitada porque Deus permite sua existência, então Lula, eleito presidente pelo voto popular e empossado dentro da ordem constitucional, também é autoridade constituída. Pela lógica bíblica que muitos evangélicos aplicam quando lhes convém, sua presidência também deveria ser tratada com respeito institucional.
Mas não é isso que se vê em muitos púlpitos politizados
Quando a autoridade é de direita, muitos chamam de ungido. Quando a autoridade é de esquerda, chamam de inimigo. Quando o governante atende ao seu campo político, citam Romanos 13. Quando o resultado das urnas desagrada, falam em fraude, conspiração e resistência. Essa leitura seletiva transforma a Bíblia em ferramenta de conveniência.
O próprio cristianismo oferece equilíbrio. Atos dos Apóstolos também ensina que é preciso obedecer a Deus antes dos homens. Ou seja, a Bíblia não autoriza obediência cega a qualquer governante, pastor ou partido. Ela cobra discernimento, justiça, verdade e fidelidade moral.
O problema é que o bolsonarismo religioso sequestrou parte da linguagem cristã e substituiu Jesus por uma identidade política. Para muitos fiéis, a fronteira entre evangelho e militância desapareceu. O púlpito, que deveria anunciar arrependimento, misericórdia, justiça e amor ao próximo, passou a legitimar ódio, ressentimento e guerra cultural.
Nem todos os evangélicos aceitam isso
Há pastores, teólogos e lideranças cristãs que criticam abertamente a fusão entre fé e bolsonarismo. Ed René Kivitz, por exemplo, tornou-se uma voz dissonante ao denunciar o fundamentalismo político e a instrumentalização da religião. Outros líderes também alertam que o evangelho não pode virar propriedade de partido, família ou ideologia.
Essas vozes mostram que o mundo evangélico não é monolítico. Há evangélicos de direita, de centro, de esquerda, conservadores, progressistas e independentes. Há fiéis que votaram em Bolsonaro, em Lula, em outros candidatos ou que rejeitam a lógica de idolatria política. O problema está na tentativa de apresentar uma visão partidária como se fosse a única expressão legítima da fé cristã.
Outro tema que exige cuidado é a relação entre cristãos, Israel e judaísmo. Muitos políticos brasileiros fazem discursos inflamados em defesa de Israel e tratam essa posição como prova automática de fé cristã. Porém, do ponto de vista teológico, judaísmo e cristianismo possuem diferenças centrais. O cristão crê que Jesus é o Messias. O judaísmo, em sua tradição majoritária, não reconhece Jesus como Messias e ainda aguarda a redenção messiânica.
Isso não autoriza hostilidade contra judeus. Pelo contrário. Qualquer leitura cristã responsável precisa rejeitar antissemitismo, perseguição religiosa e culpa coletiva. A crucificação de Jesus ocorreu sob domínio romano, em um contexto político, jurídico e religioso complexo. Os Evangelhos relatam a participação de autoridades religiosas judaicas e da multidão, mas a execução foi romana. Transformar essa história em acusação contra todo o povo judeu seria erro teológico e moral.
Ainda assim, a narrativa bíblica mostra uma tensão importante: religiosidade sem justiça pode matar a verdade. Fariseus, sacerdotes, autoridades políticas, multidões manipuladas e o poder imperial aparecem nas Escrituras como personagens de uma engrenagem que condenou o inocente. O alerta permanece atual: religião sem humildade vira máquina de poder.
Foi assim no julgamento de Jesus. Pode ser assim na política
Quando líderes usam Deus para blindar interesses pessoais, quando pedem voto em nome da fé e depois recorrem a potências estrangeiras contra o próprio país, quando falam em soberania apenas quando isso favorece sua narrativa, o cristianismo vira fachada. E fachada cai.
A Bíblia é dura com a hipocrisia religiosa. Jesus não foi mais severo com prostitutas, cobradores de impostos ou pecadores públicos. Foi mais severo com líderes religiosos que aparentavam santidade, mas exploravam a fé, manipulavam pessoas e transformavam Deus em instrumento de poder.
Por isso, a analogia com Judas não precisa ser lida como ofensa vazia. Precisa ser lida como advertência. Judas começou perto. Sentou à mesa. Participou da caminhada. Ouviu a palavra. Mas, no momento decisivo, vendeu o que dizia seguir.
Na política brasileira, a pergunta é inevitável: quantos hoje beijam a bandeira, citam Deus e, ao mesmo tempo, entregam o país a interesses externos quando isso favorece sua própria causa?
Flávio Bolsonaro pode dizer que pediu aos Estados Unidos a classificação do PCC e do CV como organizações terroristas para proteger o Brasil. Eduardo Bolsonaro pode dizer que sua atuação no exterior buscou defender liberdades. Seus aliados podem defender que tudo faz parte de uma luta contra abusos do Judiciário e contra o crime organizado. Essas são as versões deles.
Mas a crítica também tem direito de existir. E a crítica afirma que nenhum projeto político familiar pode se sobrepor à soberania nacional. Nenhum ressentimento contra Alexandre de Moraes justifica pedir força estrangeira contra instituições brasileiras. Nenhuma pauta de segurança pública autoriza transformar o Brasil em laboratório de intervenção discursiva de outro país.
O Brasil precisa enfrentar o crime organizado com inteligência, integração, investigação financeira, controle de fronteiras, combate à lavagem de dinheiro, reforma prisional e cooperação internacional responsável. Não precisa de político indo a Washington vender crise brasileira como oportunidade eleitoral.
O cristão verdadeiro deveria desconfiar de todo político que usa Deus demais e pratica evangelho de menos
Porque cristianismo não é bandeira de campanha. Não é senha de impunidade. Não é autorização para mentir, perseguir, odiar ou entregar o país. Cristianismo é compromisso com verdade, justiça, humildade, misericórdia e responsabilidade diante de Deus.
Quem usa o nome de Deus em vão pode até vencer eleição. Pode até enganar multidões. Pode até arrancar aplausos de púlpitos capturados pela política. Mas, cedo ou tarde, terá de se haver com o mesmo Deus que invocou.
Esse é o ponto final da história
Judas recebeu moedas. Ganhou algo no curto prazo. Mas perdeu a alma no caminho. A política brasileira precisa decidir se continuará confundindo fé com idolatria, patriotismo com submissão externa e cristianismo com projeto de poder familiar. Porque Deus não cabe no palanque de ninguém.





