O calendário eleitoral sempre traz à tona debates legítimos. No entanto, quando opiniões públicas se afastam dos fundamentos técnicos e institucionais da política, deixam de contribuir para o debate democrático e passam a confundir o eleitor, quando a formulação do questionamento se dá por meio de editorial, “sem pé nem cabeça”.
Recentemente, um editorial publicado por um veículo de comunicação local, de Divinópolis, levantou críticas a vereadores que, ainda no início do mandato, manifestam intenção de disputar cargos eletivos em outras esferas. O problema não está na crítica em si, mas na base conceitual utilizada para sustentá-la.
Não existe, na legislação brasileira, qualquer exigência mínima de tempo de mandato para que um vereador se candidate a deputado estadual, federal ou mesmo a cargos do Executivo. A Constituição assegura o direito à elegibilidade desde que cumpridos os requisitos legais, e nenhum deles está ligado à duração de uma vereança.
O Legislativo municipal tem função clara: legislar, fiscalizar o Executivo e representar a população. Não cabe ao vereador “executar obras”, “tapar buracos” ou “gerir secretarias”, como o editorial sugere de forma confusa ao misturar atribuições típicas do Executivo com as do Parlamento. Essa confusão não é detalhe, é erro conceitual grave.
A história política recente desmente a tese de que longos mandatos municipais são pré-requisito para voos maiores. Diversos parlamentares estaduais e federais nunca passaram pela Câmara Municipal. Outros exerceram mandatos curtos e, ainda assim, foram legitimados pelo voto popular em eleições seguintes.
No próprio cenário local e regional, há exemplos claros de trajetórias políticas que contrariariam completamente a lógica defendida no editorial. Permanecer muitos anos em um cargo nunca foi sinônimo automático de preparo, assim como mandatos curtos jamais impediram lideranças de se consolidarem politicamente.
Outro ponto sensível é a tentativa de rotular a disputa eleitoral como “trampolim” ou “pressa”. A política democrática pressupõe projetos, ambições e escolhas. Quem decide se um parlamentar merece ou não avançar na carreira não é um editorial, mas o eleitor, por meio do voto.
Transformar a Câmara Municipal em um espaço de “estágio obrigatório” ou impor um pedágio simbólico de tempo para legitimar candidaturas não encontra respaldo jurídico, político nem histórico. Trata-se de uma construção opinativa que ignora a dinâmica real do sistema representativo.
Editorial é espaço de opinião, mas quando se propõe a orientar o eleitor, precisa ao menos respeitar os fundamentos institucionais do que critica. Caso contrário, deixa de informar e passa a induzir interpretações equivocadas sobre o funcionamento da política.
Ambição política não é desvio. Desvio é confundir funções de Poder, criar regras inexistentes e tratar o voto como concessão condicionada à conveniência de quem opina.






