Mineira campeã da Volta da Pampulha fica em 7º lugar na São Silvestre e se destaca entre as brasileiras

Amanda Oliveira, de Mercês, foi a segunda melhor brasileira na prova feminina da tradicional corrida em São Paulo

Publicado por: Cassia Misael

A atleta mineira Amanda Aparecida de Oliveira, de 28 anos, natural de Mercês, na Zona da Mata mineira, voltou a se destacar no cenário nacional do atletismo ao conquistar a 7ª colocação na prova feminina da 100ª Corrida Internacional de São Silvestre, disputada nesta quarta-feira (31), na Avenida Paulista, em São Paulo.

Amanda completou o percurso de 15 quilômetros em 55 minutos e 25 segundos, alcançando o segundo melhor tempo entre as brasileiras, ficando atrás apenas de Núbia Oliveira, que terminou a prova em terceiro lugar, com 52min42s.

Continua depois da publicidade
 Prova reuniu atletas de 48 países

A tradicional corrida de fim de ano contou com a participação de mais de 55 mil atletas, vindos de 48 países, consolidando mais uma vez a São Silvestre como uma das provas de rua mais importantes do mundo.

A vitória na prova feminina ficou com a tanzaniana Sisilia Panga, enquanto, no masculino, o etíope Muse Gizachew venceu a competição com o tempo de 44min28s, liderando o ranking geral.

Primeira mineira campeã da Volta da Pampulha

Amanda Oliveira fez história em 2025 ao se tornar a primeira mineira a vencer a Volta Internacional da Pampulha, além de ser a primeira brasileira a voltar ao topo do pódio da prova após 11 anos.

Atualmente, a atleta integra a equipe Elite Runners e também faz parte do quadro da Aeronáutica Brasileira. Embora more em Taubaté (SP), Amanda considera Juiz de Fora como sua segunda casa.

Disciplina e constância marcam a trajetória

Ao comentar sua trajetória no esporte, Amanda destacou os pilares que a levaram aos resultados expressivos em 2025.

“Tudo é disciplina, dedicação, coragem, constância e persistência”, afirmou a atleta.

Continua depois da publicidade
 Principais conquistas de Amanda Oliveira em 2025

Campeã Pan-Americana de Maratona

Campeã da Maratona de São Paulo

Campeã da Meia Maratona Internacional de São Paulo

Vice-campeã da Maratona do Rio e melhor brasileira

Campeã do Troféu Adhemar Ferreira (10 mil metros), com recorde pessoal

Vice-campeã Brasileira de Cross Country

Vice-campeã nos 10 km de rua em São Paulo, com recorde pessoal

Campeã da Volta Internacional da Pampulha

Convocada para três seleções brasileiras em 2025 (Argentina, Brasil e Colômbia)

 Destaque mineiro no atletismo nacional

Com resultados consistentes e uma temporada marcada por títulos expressivos, Amanda Oliveira consolida seu nome como um dos principais destaques do atletismo feminino brasileiro, levando o nome de Minas Gerais ao pódio das maiores competições do país.

Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados