Incêndio assusta delegações e interrompe atividades na COP30 em Belém

Publicado por: Cassia Misael

Um incêndio de grandes proporções atingiu, na tarde desta quinta-feira (20), a chamada Zona Azul da COP30, em Belém, no Pará, e assustou autoridades, delegações internacionais e servidores que estavam na área onde ocorrem as negociações oficiais entre ministros e chefes de delegações. Toda a estrutura precisou ser evacuada, enquanto equipes de emergência trabalhavam para controlar as chamas.

O episódio ganhou repercussão nacional e internacional por acontecer no coração da conferência climática da ONU, considerada o principal fórum mundial de decisões sobre mudanças climáticas. A COP30 reúne líderes globais, representantes de ONGs, cientistas e autoridades de mais de 190 países.

Continua depois da publicidade

Primeiro relato e possível causa

As primeiras informações repassadas nos bastidores apontam que o fogo teria começado após um celular entrar em combustão enquanto carregava dentro do pavilhão. O ministro do Turismo, Celso Sabino, confirmou que essa é a principal linha de investigação. Ele também destacou que o revestimento anti-chamas da estrutura impediu que o incêndio se espalhasse e provocasse danos mais graves.

 Fogo controlado e nenhuma vítima

De acordo com Sabino, as equipes de combate controlaram rapidamente as chamas e não houve feridos. A operação de segurança contou com Corpo de Bombeiros, brigadistas e técnicos da organização da COP30.

A ONU agora aguarda a liberação dos bombeiros para retomar a programação na área atingida. As salas principais de negociação não foram atingidas e as discussões sobre clima seguem em outros espaços da conferência.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados