O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com Donald Trump nesta terça-feira (7), após meses de tensões entre Brasil e Estados Unidos. O diálogo marcou um gesto de reaproximação entre os dois líderes e abriu caminho para novas negociações comerciais e diplomáticas.
Abril -o início do impasse
A tensão entre Brasília e Washington começou em abril, quando Donald Trump anunciou um tarifaço de 10% sobre produtos de vários países, incluindo o Brasil. Lula reagiu de forma firme, afirmando que o país não abriria mão da soberania nacional.
Durante um discurso, o presidente brasileiro ressaltou que o Brasil “não tolera ameaças à democracia e não bate continência a nenhuma outra bandeira”. O pronunciamento soou como uma resposta direta à política protecionista dos Estados Unidos.
Naquele momento, a Casa Branca justificou a medida como uma ação de defesa dos interesses econômicos americanos, sob o argumento de “práticas comerciais injustas”.
Julho – o auge da crise
A relação azedou de vez em julho. Trump elevou as tarifas sobre produtos brasileiros para 50% e acusou o Brasil de adotar políticas que ameaçariam a “segurança nacional americana”.
Lula reagiu duramente e declarou que Trump “queria ser o imperador do mundo”. O presidente brasileiro cobrou respeito e independência nas relações internacionais, afirmando que o país “não se ajoelha diante dos Estados Unidos”.
A resposta da Casa Branca veio logo em seguida. A porta-voz Karoline Leavitt afirmou que Trump “não busca ser imperador”, mas “líder do mundo livre”.
O Planalto tentou abrir canais de diálogo, mas encontrou resistência. Lula designou ministros para conversas bilaterais com Washington, porém nenhum contato avançou.
Naquele período, Trump também revogou vistos de autoridades brasileiras e incluiu o ministro Alexandre de Moraes e a esposa na lista Magnitsky, utilizada para sancionar estrangeiros.
Agosto – os primeiros sinais de distensão
Em agosto, Trump demonstrou pela primeira vez disposição para conversar. Ele afirmou que “Lula poderia ligar quando quisesse” e declarou amor pelo povo brasileiro.
Lula respondeu com cautela. Em entrevista à Reuters, disse que só faria contato “quando a intuição indicasse que Trump queria conversar”.
Dias depois, o presidente brasileiro reforçou a postura de independência econômica.
“É mentira quando dizem que o Brasil é mau parceiro comercial. O Brasil é bom, só não vai andar de joelhos”, afirmou em evento público.
Setembro – o reencontro simbólico na ONU
O primeiro gesto concreto de reaproximação ocorreu em setembro, durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
No discurso de abertura, Lula criticou as “sanções arbitrárias e intervenções unilaterais”, sem mencionar Trump diretamente, mas o recado ficou evidente.
Minutos depois, Trump subiu ao púlpito e revelou ter encontrado Lula nos bastidores da ONU. Ele descreveu o encontro como “um abraço rápido, mas cheio de química”, e afirmou que os dois “gostaram um do outro”.
“Só faço negócios com pessoas de quem gosto. Tivemos uma excelente química”, declarou o republicano, sinalizando um tom mais amistoso.
Outubro – a conversa decisiva
O gesto simbólico se transformou em diálogo direto no dia 6 de outubro, quando Lula e Trump conversaram por telefone por cerca de meia hora.
O telefonema abordou temas econômicos e comerciais, especialmente as tarifas impostas aos produtos brasileiros.
Após a ligação, Lula divulgou nota dizendo que os dois relembraram a boa química do encontro em Nova York e que o diálogo representava “a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”.
O presidente brasileiro propôs um encontro presencial na Cúpula da ASEAN, na Malásia, e convidou Trump para participar da COP30, em Belém.
Trump também comemorou o contato e afirmou nas redes sociais que teve uma “conversa muito boa com Lula”, garantindo que “os dois países farão grandes negócios juntos”.
Mais tarde, em coletiva de imprensa, o republicano disse que pretende visitar o Brasil em breve e classificou o brasileiro como “um bom homem”.
Da crise à cooperação: o novo tom da relação
A conversa de outubro encerrou seis meses de tensão diplomática. De trocas de farpas e sanções, os líderes caminharam para uma nova fase de pragmatismo político e econômico.
Fontes diplomáticas dos dois países confirmam que há planos de uma reunião bilateral antes do fim do ano, sinalizando reaproximação gradual entre Brasília e Washington.











Já deu pra perceber que o estagiário que montou essa matéria não entendeu foi nada do que aconteceu.