O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) abriu inscrições para um curso gratuito de agricultura regenerativa, com foco em pecuária bovina, leiteira, de corte e pastagens. O treinamento faz parte do Programa LabAgroMinas, em parceria com a Embrapa Cerrados. Os interessados podem se inscrever até 10 de setembro. As aulas começam em 16 de setembro, no formato EAD, e seguem até novembro, com carga horária total de 66 horas.
Conteúdo do curso
O curso terá cinco módulos. Os professores vão abordar fertilidade do solo em pastagens, planejamento nutricional bovino, alternativas à silagem e manejo regenerativo para recuperação de áreas degradadas. Os alunos também aprenderão sobre gestão de resíduos bovinos, uso de bioinsumos, planejamento econômico e elaboração de projetos.
Além das aulas, os participantes vão visitar propriedades que já aplicam práticas regenerativas. O curso também oferecerá mentoria para projetos selecionados. Pesquisadores da Embrapa, profissionais do Grupo Associado da Agricultura Sustentável (GAAS) e consultores do setor ministrarão o conteúdo.
Em 2024, o BDMG já promoveu uma capacitação em cafeicultura regenerativa, que reuniu mais de mil inscritos de várias regiões de Minas.
Incentivo à inovação
O presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, ressaltou a força da pecuária no estado.
“A pecuária bovina é uma atividade pujante em várias regiões de Minas. Esse curso pode melhorar os resultados agronômicos e econômicos de produtores de leite e de corte. A cada capacitação, vemos que o setor busca, além de crédito, formação e inovação com sustentabilidade”, afirmou.
Crédito fortalece o agro
Além da capacitação, o BDMG mantém linhas de crédito específicas para apoiar o agronegócio. O banco criou programas pioneiros no país, como Bioinsumos e Solo Mais, que financiam insumos, equipamentos, sistemas de irrigação, biodigestores e compostagem.
O crédito chega aos produtores por meio de cooperativas parceiras dos sistemas Sicoob, Sicredi e Cresol.
No primeiro semestre de 2025, o banco destinou quase metade de todo o crédito para o setor agropecuário. Do total de R$ 1,77 bilhão liberados, o agro recebeu R$ 827,5 milhões, um crescimento de 38% em relação ao mesmo período de 2024.






