O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou que o mês de abril será marcado por temperaturas acima da média em várias regiões do Brasil, com destaque para as áreas Centro-Oeste, Sudeste, Sul e uma pequena porção do Nordeste. Além disso, a previsão indica que as chuvas serão escassas nessas localidades, dando continuidade à tendência observada durante o verão, que acabou em 20 de março.
Embora o fenômeno La Niña tenha influenciado as condições climáticas, 2025 registrou o sexto verão mais quente no país desde 1961. As chuvas foram mais intensas na região norte, mas nas demais áreas, como o Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul, as precipitações ficaram abaixo da média. O Inmet destacou que os volumes de chuva não foram suficientes para recuperar o estoque hídrico do solo, que continua prejudicado devido às secas e incêndios florestais frequentes nos biomas da Amazônia, Cerrado e Pantanal.
As previsões para o mês de abril apontam que o centro-sul do país e áreas pontuais no Nordeste terão temperaturas superiores a 24°C, enquanto outras áreas do Nordeste e toda a Região Norte devem registrar temperaturas dentro da média histórica, variando entre 26ºC e 28ºC. No Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas serão irregulares, com maiores volumes concentrados na porção leste do Sudeste. No extremo-sul do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o clima seco será mais pronunciado, enquanto outras partes da Região Sul podem experimentar chuvas que ajudarão na recuperação do solo.
A meteorologista do Inmet, Danielle Ferreira, destacou que, ao longo do outono, que iniciou em 20 de março e vai até 20 de junho, as chuvas deverão continuar concentradas na faixa norte do país, com redução gradual das precipitações no centro do Brasil. “O período seco vai se intensificar conforme o outono avança, especialmente a partir de meados de abril. No Sul, teremos irregularidade nas chuvas em abril, com previsão de retorno das precipitações no Rio Grande do Sul a partir de maio”, afirmou.
Em relação às temperaturas, o Inmet aponta que o outono trará termômetros acima da média, especialmente no centro-sul do Brasil. A meteorologista também mencionou que o avanço de massas de ar frio pode provocar temperaturas mais amenas, principalmente em áreas elevadas da Região Sul, com possibilidade de geadas. No entanto, não há previsão de geada para a Região Sudeste, embora a probabilidade de ocorrência aumente conforme o outono se estabelece.
O cenário climático para os próximos meses reforça a necessidade de planejamento e precauções diante das altas temperaturas e da falta de chuvas, especialmente em regiões já afetadas pela seca e incêndios.






