A Secretaria de Saúde de Carmo do Cajuru realizará neste sábado, 29, o Dia D de Vacinação contra a Febre Amarela, com o objetivo de imunizar a população e atualizar os cartões vacinais. A ação, que ocorrerá das 8h às 16h, atenderá moradores nos postos de saúde dos bairros Jardim Alvorada, Nossa Senhora do Carmo e Centro.
A medida foi tomada após a identificação de novos casos de febre amarela no estado de Minas Gerais, que já contabiliza três mortes pela doença em 2025. De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Laeny Catarina, o evento visa reforçar a proteção da população, especialmente em um momento de risco elevado.
“Estamos registrando casos de febre amarela em Minas Gerais. Diante disso, precisamos atualizar a situação vacinal de todas as pessoas, tanto crianças quanto adultos”, destaca Laeny. Além da vacinação contra a febre amarela, o Dia D também será uma oportunidade para atualizar o cartão vacinal daqueles que estejam com vacinas de rotina em atraso.
Quem deve ser vacinado?
A vacina contra a febre amarela é indicada para todos, desde crianças de 9 meses até adultos de até 59 anos. De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, as crianças de 9 meses devem receber uma dose da vacina, e aquelas de 4 anos devem tomar uma dose de reforço. Pessoas entre 5 e 59 anos, que não foram vacinadas ou que não têm comprovante da vacina, também devem ser imunizadas.
Além disso, quem tomou apenas uma dose antes dos 5 anos deve receber uma dose de reforço. Viajantes internacionais, que não estiverem vacinados, devem receber a dose com pelo menos 15 dias de antecedência à viagem.
Importância da Vacinação e Prevenção
A febre amarela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. Portanto, a vacinação é essencial para prevenir a doença. No entanto, além de se vacinar, é fundamental eliminar focos de água parada, que servem como criadouros para o mosquito transmissor.
Leve seu Cartão de Vacinas
A população de Carmo do Cajuru deve comparecer aos postos de saúde no próximo sábado com o cartão de vacina em mãos para que a situação vacinal possa ser atualizada.





