A vereadora Kell Silva, do Partido Verde protocolou um projeto de lei na Câmara Municipal para instituir o dia 20 de março como o “Dia Cidade das Histórias”, em reconhecimento ao título concedido a Divinópolis em 2018. A proposta visa destacar a cultura local e valorizar os profissionais envolvidos na arte da contação de histórias.
Reconhecimento Cultural
O projeto de lei também atende a uma antiga demanda dos contadores de histórias da cidade. Segundo Kell Silva, a proposta foi inspirada por uma iniciativa da contadora de histórias Lara Ordones, que procurou a vereadora para discutir a criação de uma data que celebrasse essa tradição.
“Quando a Lara me trouxe a ideia, meus olhos brilharam. É uma medida muito importante para a nossa cultura, para valorização do título recebido por nossa cidade e para colocar Divinópolis em destaque no quesito de contação de histórias”, destacou Kell Silva.
Objetivos da Iniciativa
A proposta busca não apenas celebrar a cultura, mas também preservar a memória coletiva de Divinópolis, promover a literatura e valorizar a produção artística local. Para os contadores de histórias, a instituição da data representa um reconhecimento importante pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos.
“Este projeto de lei é uma iniciativa para valorizar e preservar a cultura local, mas também para resgatar e cuidar da memória coletiva da cidade”, reforçou a vereadora.
Histórico do Título
O título de “Cidade das Histórias” foi concedido a Divinópolis em 2018 como uma forma de reconhecer a relevância da cidade no cenário cultural, especialmente no campo da contação de histórias. Desde então, o tema tem sido uma bandeira para os profissionais da área e para os entusiastas da cultura local.
Com a aprovação do projeto, a data pode se tornar um marco no calendário cultural de Divinópolis, destacando a riqueza histórica e literária da região e incentivando a produção artística.







Projeto super importante, os contadores de história e a cidade merecem!