Tadeu Leite é reeleito presidente da ALMG, para o biênio 2025-2026

Deputado estadual irá liderar novamente ao Poder Legislativo mineiro, nos próximos dois anos.

Publicado por: Redação

Em uma Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada na manhã desta quarta-feira (4), foi eleita a nova Mesa Diretora que comandará o Legislativo mineiro a partir de 1º de fevereiro de 2025, marcando o início do segundo biênio da 20ª Legislatura. O deputado estadual Tadeu Leite (MDB) foi reeleito presidente da ALMG, consolidando sua liderança para mais um mandato.

A única mudança na composição da Mesa para o próximo biênio será a eleição do deputado Gustavo Santana (PL) para o cargo de 1º-secretário, substituindo o deputado Antonio Carlos Arantes (PL). A deputada Leninha (PT) foi reeleita como 1ª-vice-presidenta, mantendo-se como a primeira mulher a ocupar um cargo na Mesa desde a 13ª Legislatura (1995-1999). Os deputados Duarte Bechir (PSD) e Betinho Coelho (PV) continuarão como 2º e 3º vice-presidentes, respectivamente. Alencar da Silveira Jr. (PDT) e João Vítor Xavier (Cidadania) foram reeleitos como 2º e 3º secretários.

Continua depois da publicidade

A votação para a eleição da Mesa foi realizada de forma aberta, com o registro de cada voto no painel eletrônico do Plenário, conforme a Emenda à Constituição 91 de 2013, que aboliu o voto secreto. Todos os membros da nova Mesa foram eleitos por unanimidade dos presentes votantes.

Após a conclusão das votações, diversos parlamentares elogiaram a reeleição de Tadeu Leite, destacando sua liderança respeitosa e democrática. Deputados como Cassio Soares (PSD), Gil Pereira (PSD), Alencar da Silveira Jr., Leleco Pimentel (PT), Hely Tarqüinio (PV), Ricardo Campos (PT) e Doutor Jean Freire (PT) expressaram confiança na continuidade do trabalho de Leite à frente do Legislativo.

 

A deputada Ana Paula Siqueira (Rede) também destacou a importância da reeleição da deputada Leninha, ressaltando seu papel na promoção da igualdade de gênero. Leninha, por sua vez, cumprimentou Tadeu Leite e reafirmou seu compromisso com a Mesa Diretora.

No encerramento da reunião, Tadeu Leite agradeceu o apoio dos colegas e reafirmou seu compromisso com o povo de Minas Gerais. Ele destacou a importância da parceria entre os deputados para o sucesso dos trabalhos legislativos.

A eleição da Mesa Diretora ocorre duas vezes em cada legislatura, com a primeira eleição no início do 1º ano legislativo e a segunda no final do 2º ano legislativo. A composição da Mesa busca refletir a representação proporcional dos partidos com assento na ALMG, e os deputados podem ser reconduzidos ao mesmo cargo uma única vez na eleição subsequente.

Continua depois da publicidade

Com a reeleição de Tadeu Leite, a ALMG se prepara para mais um biênio de trabalho sob sua liderança, com a expectativa de continuar promovendo o desenvolvimento e o bem-estar da população mineira.

VEJA FOTOS DA REUNIÃO E REELEIÇÃO DA MESA-DIRETORA DA ALMG PARA O BIÊNIO 25-26

Imagens/Reprodução – Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados