Empreendedoras brilham no ‘Prêmio Sebrae Mulher de Negócios’; Minas, com empresa de Divinópolis, é destaque na categoria ‘Pequenos Negócios’

Publicado por: Geraldo Passos
Quinze empreendedoras de diferentes regiões do Brasil foram reconhecidas nesta quinta-feira (21) durante o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024, em cerimônia realizada em em Florianópolis (SC) . Entre as vencedoras, está a empresa de Divinópolis, Niari Afrocosméticos, que consquistou o segundo lugar na categoria ‘Pequenos Negócios’. Elissandra Flávia Santos, subiu ao palco, para receber o merecido prêmio, representando as suas duas sócias, Patrícia e Karla – A empresa além de ter loja própria é também distribuidora de seus produtos para diversos salões de beleza não só na cidade, mas em outros diversos municípios. 
O prêmio, que celebra a força e a criatividade das empreendedoras brasileiras, que destacou mulheres em cinco categorias: “Pequenos Negócios”, “Microempreendedora Individual”, “Negócios Internacionais”, “Produtora Rural” e “Ciência e Tecnologia”.
A competição visa dar visibilidade e reconhecimento às iniciativas iniciadas por mulheres, além de fortalecer a importância da representatividade feminina no mercado de trabalho e no cenário empreendedor.
Minas Gerais em destaque, na categoria “Pequenos Negócios”, a mineira Elissandra Flávia Santos conquistou o segundo lugar com um projeto que exemplifica a resiliência e a inovação das mulheres mineiras no empreendedorismo.
O primeiro lugar foi para Noanny Guimarães Maia, do Pará, e o terceiro lugar para Rafaela Cristina Mendes Gomes da Silva, de Pernambuco. O resultado reforça o protagonismo de Minas Gerais em iniciativas empreendedoras e a capacidade de suas empreendedoras de inovar e gerar impacto econômico e social em suas comunidades.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é composto por três etapas: estadual, regional e nacional. Na primeira fase, cada unidade federativa seleciona até cinco candidaturas, uma por categoria. As vencedoras afirmaram avançaram para a etapa regional, que indicam um representante por categoria para a final nacional. Em 2024, 25 finalistas competiram na última fase, que foram finalizadas em 15 premiadas. Desde a criação do prêmio, em 2004, mais de 100 mil mulheres participaram da competição, que já premiou mais de 200 empreendedoras. A diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho, destacou a necessidade de aproximar as mulheres empreendedoras das instâncias legislativas: “Precisamos estar muito perto de quem faz as leis para olharem melhor para nós. Todas as mulheres empreendedoras do Brasil são vencedores, são guerreiras.”
Ainda no inicio de novembro, em sua rede social  as mulheres empreendedoras avisaram que estavam na Final do Premio Sebrae Mulher de Negócio, na categoria ‘Pequeno Negócio’, após terem vencido a fase estadual e regional, elas foram para a final do ‘Delas Summit’, que aconteceu em Florianópolis, em Santa Catarina.

Veja o texto postado anteriormente no Instagram:  Vencemos a fase estadual, regional e agora estamos na expectativa da final! O resultado será no evento Delas Summit, em Florianópolis (SC)

Receber esse reconhecimento incentiva a nossa caminhada. É uma alegria movimentar o Black Money por meio da nossa comunidade formada por donas de salões de beleza especializados em crespos e cachos que aumentam os seus faturamentos por meio das revendas.

Continua depois da publicidade

Elas entregam auto estima e produtos confiáveis livres de ingredientes nocivos, empoderam outras mulheres resgatando a identidade da beleza Afro.

A Niari pauta 5 elementos que são os nossos pilares:
• Autoconhecimento – Estamos em processo de busca por nossas histórias ancestrais e foi essa palavrinha que nos trouxe até aqui.

• Responsabilidade Social – Abraçamos a nossa comunidade apoiando vários eventos com temática negra. Criamos o projeto Niari Trança onde ensinamos meninas de comunidades a arte da trança etc.

• Saúde e bem-estar – Oferecendo produtos livres de ingredientes nocivos, além de cuidado com a saúde mental etc.

• Compromisso Ancestral – Dentre várias ações, decidimos resgatar os nomes africanos perdidos na história, todas as nossas linhas tem nomes africanos.

• Fomento ao “Black Money” – Possibilitando que os nossos produtos sejam fonte de renda para várias afroempreendedoras

Continua depois da publicidade

Dedicamos esse prêmio as nossas(os) clientes, credenciadas/ revendedoras de várias cidades(a maioria delas chegou na pandemia quando seus salões estavam fechados e viram na Niari uma possibilidade de renda).

Aos nossos afroconstrutores, formado por um time de homens negros que construíram a nossa indústria abraçando a nossa causa mesmo sabendo que o nosso investimento era curto.

Tondelê as minhas sócias, Patricia e @karla22sa juntas somos 3 ex empregadas domésticas. Construímos uma indústria porque acreditamos que mulheres preta podem!

Dedicamos ainda ao @emiliano_douglas e Cristiano que foram fundamentais para a Niari chegar até aqui.

Gratidão @sebrae.minas @sebrae @sebraedelas.minas o tanto de cursos, consultorias, eventos, lives que participamos valeu a pena!

 

COM: Assessoria – Sebrae

Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados