Carmo da Mata promove festival para celebrar cultura afro-brasileira e tradições populares

Com organização da ONG GIRA, "Festival CulturAr-te" busca tornar o município referência de cultura afro-brasileira na região.

Publicado por: Redação

De 20 a 24 de novembro, Carmo da Mata se transformará em um centro de celebração cultural com o Festival CulturAr-te, um evento inédito que valoriza as tradições folclóricas, a dança e a cultura afro-brasileira. Idealizado pela produtora cultural Ana Paula Ferreira e realizado pela ONG GIRA, o festival foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo e promete uma programação diversificada e acessível para todos os públicos.

O objetivo do evento é não apenas celebrar as manifestações culturais, mas também fomentar o conhecimento sobre a cultura negra e popular, refletindo sobre sua importância na construção da identidade nacional. O festival ocorre na semana do Dia da Consciência Negra, agora feriado nacional, e contará com apresentações artísticas, oficinas, rodas de conversa e palestras.

Continua depois da publicidade

Ana Paula Ferreira, idealizadora do evento, destaca o impacto do festival na cidade. “O CulturAr-te busca criar um legado cultural para Carmo da Mata, oferecendo uma programação de qualidade e acessível a todos. Acreditamos que o município tem grande potencial para se tornar um centro cultural de referência”, afirmou.

Antes do evento principal, uma prévia do festival foi realizada em 26 de outubro, com oficinas de dança no Diamante Clube, incluindo samba de gafieira, lambada brasileira (zouk) e forró, além de um workshop sobre empreendedorismo na dança.

Programação do Festival CulturAr-te:

– 20 de novembro: Abertura com roda de conversa Griô às 19h e cortejo com guardas de congado e capoeira às 20h.

– 22 de novembro: Mostra Coreográfica Frevo às 19h.

– 23 de novembro: Seminário de Professores às 8h, oficina de capoeira regional às 14h, oficina de danças folclóricas brasileiras às 15h e oficina de passinhos às 20h.

– 24 de novembro: Oficina de Folias de Reis às 10h, oficina de capoeira de Angola às 14h, oficina de Moçambique às 15h e encerramento com a Escola de Samba Unidos do Sereno às 16h.

Continua depois da publicidade

O Festival CulturAr-te visa promover a inclusão cultural e a valorização das tradições afro-brasileiras e do folclore popular, criando um espaço para reflexão sobre questões raciais e a importância da diversidade cultural. Com o apoio da Lei Paulo Gustavo, o evento espera atrair turistas e amantes da cultura, além de gerar oportunidades para artistas locais e promover o desenvolvimento cultural e econômico da cidade.

Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados