De mãe para filha; filme estrelado por Fernanda Torres busca por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2025

Publicado por: Gustavo Majory

O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi oficialmente selecionado para representar o Brasil na busca por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2025.

A escolha, anunciada pela Academia Brasileira de Cinema, foi feita de forma unânime pela comissão de seleção, que destacou a relevância da obra tanto pela qualidade técnica quanto por seu valor histórico.

Continua depois da publicidade

Entre os concorrentes estavam produções de grande destaque, como Cidade Campo, de Juliana Rojas; Levante, de Lillah Halla; Motel Destino, de Karim Aïnouz; Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges; e Sem Coração, de Nara Normande e Tião.

A decisão, no entanto, favoreceu o filme de Salles, que já havia conquistado o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza e sido exibido em importantes festivais como Toronto, San Sebastián e Nova York.

Bárbara Paz, presidente da Comissão de Seleção da Academia Brasileira de Cinema, comentou sobre a escolha: “Estamos todos muito orgulhosos. Foi uma decisão unânime, e Ainda Estou Aqui é um filme excepcional sobre memória e história familiar durante a ditadura militar no Brasil. Com atuações brilhantes de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, essa obra tem grandes chances de levar o Brasil novamente ao topo do cinema mundial.”

O longa, estrelado por Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello, é uma adaptação da obra autobiográfica de Marcelo Rubens Paiva, que narra a luta de sua mãe, Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva. O ex-deputado foi sequestrado e morto pelos militares durante a ditadura, e Eunice se tornou uma voz de resistência, buscando incansavelmente a verdade sobre o desaparecimento de seu marido.

A atuação de Fernanda Torres no papel de Eunice tem sido amplamente elogiada pela crítica, consolidando ainda mais as expectativas em torno da produção. O filme, que resgata a memória de uma das mais trágicas e importantes figuras da história política do Brasil, agora carrega a responsabilidade de buscar uma indicação para o país na maior premiação do cinema mundial.

A trajetória de Ainda Estou Aqui nas premiações internacionais fortalece as expectativas de que o Brasil possa ser reconhecido novamente no Oscar, destacando-se entre os melhores do mundo.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados