O governador Romeu Zema está considerando mudanças nas normas dos concursos públicos de Minas Gerais, incluindo a criação de carreiras temporárias. Durante um café da manhã com jornalistas na sexta-feira (19), Zema revelou que, embora ainda não haja um projeto de lei, o tema está sendo debatido com diferentes categorias de servidores públicos.
A proposta inclui manter dois tipos de concursos: um para carreiras vitalícias e outro para cargos temporários. O objetivo é reduzir os custos com pessoal, especialmente em entidades militares, onde há um número desproporcional de oficiais da reserva em comparação com os ativos. Zema destacou que a ideia é discutir e aprimorar a proposta com a participação das categorias envolvidas, sem impor mudanças.
“Estamos considerando carreiras com prazo definido, similar ao modelo do exército, o que nos traria benefícios a longo prazo”, explicou. Ele enfatizou que as discussões estão em andamento e sendo aprimoradas com a participação das categorias envolvidas. “Não estamos impondo nada. Queremos dialogar“, destacou o governador.






