O programa Trilhas de Futuro Educadores, lançado pelo Governo de Minas em 2022 e coordenado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), tem sido um marco na vida de muitos professores e servidores da educação pública. O programa tem mais R$120 milhões investidos pelo Governo de Minas Gerais que disponibiliza cursos profissionais, além de estadia e transporte dos servidores beneficiados.
Entre os inúmeros beneficiados com esse programa, está o professor de geografia Talisson de Souza Lopes, da Escola Estadual Henrique de Souza Filho, em Ribeirão das Neves. O professor Talisson é um dos primeiros estudantes de mestrado pelo programa e recentemente concluiu sua pós-graduação em Direito Ambiental na Escola de Ensino Superior Dom Helder Câmara, em Belo Horizonte. Ele expressa sua gratidão pelo programa, afirmando que o Trilhas Educadores foi fundamental para sua realização profissional e que agora almeja um doutorado pelo mesmo projeto.
“É uma realização profissional, não sei se chegaria ao título de mestre se não fosse o Trilhas Educadores. Essa conquista é graças ao programa. Meu sonho ainda não parou, agora meu objetivo é o doutorado, que ficarei muito feliz e honrado se fizer pelo Trilhas Educadores, esse projeto fantástico de valorização dos servidores”, diz. O professor de Geografia agora pretende levar todo conhecimento para aprimorar as aulas na unidade onde leciona e melhorar a qualidade do ensino público.
Ademais, o Trilhas de Futuro Educadores oferece cursos de Aperfeiçoamento, Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu gratuitamente para os servidores. O programa visa valorizar os servidores, aprimorar suas habilidades e melhorar a qualidade do ensino público.
Com duas edições lançadas e uma terceira em andamento, o programa já beneficiou aproximadamente 10 mil servidores em diversas localidades das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e instituições vinculadas à SEE/MG.
Além do professor Talisson, a analista educacional e inspetora escolar da SRE de Uberaba, Edilaine Mendes Dias de Andrade, também destaca os benefícios do programa. Ela relata que o mestrado trouxe amadurecimento e uma visão mais ampla das políticas educacionais, enriquecendo significativamente sua carreira. Com formação em Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino Aprendizagem, Edilaine agora pretende ajudar outras escolas a escolher disciplinas eletivas de forma consciente e participativa.
Edições do Programa
– Primeira Edição: Cursos de especialização, MBA, mestrado e doutorado para servidores efetivos e estáveis da SEE/MG.
– Segunda Edição: Cursos de mestrado e doutorado, além de cursos de aperfeiçoamento abertos a todos os servidores efetivos, contratados, convocados, e recrutamento amplo, incluindo os efetivos da Fucam e FHA.
– Terceira Edição: Mais 250 vagas de mestrado serão ofertadas aos servidores efetivos e estáveis, com inscrições abertas a partir do dia 13/8.
Credenciamento das Instituições de Ensino Superior (IES)
Instituições interessadas em ofertar cursos pelo Projeto Trilhas de Futuro Educadores devem realizar o credenciamento até 30/7. O Edital de Credenciamento 01/2023 está disponível no site da SEE/MG. As vagas de mestrado para 2024 serão em seis áreas temáticas:
- Gestão de Projetos
- Gestão Pública e Sociedade
- Políticas Educacionais
- Gestão e Avaliação da Educação Pública
- Docência: Formação, Trabalho e Práticas Educativas
- Gestão da Inovação
Já as instituições já credenciadas devem apresentar um novo formulário da Proposta Técnica Pedagógica conforme o edital. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] e pelo site do Trilhas de Futuro Educadores.
O Trilhas de Futuro Educadores continua a promover a valorização e o desenvolvimento dos servidores da educação, contribuindo para a transformação da educação pública em Minas Gerais.






