Nesta última sexta-feira (21), em reunião ampliada do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, (PT) foi deliberado oficialmente que, o partido só imputará apoio a pré-candidata a prefeita de Divinópolis, Laiz Soares (PSD), sob determinadas condicionantes. Ou seja, que a Federação formada, além do PT, pelo Partido Verde, que tem em sua presidência o vereador Rodysom do Zé Milton, o PC do B, como presidente Rômulo Duarte, que também é presidente da Federação, ceder duas vagas para os pré-candidatos do PT – Dentro da proporcionalidade que rege a federação, o partido tem direito a quatro vagas, porém, querem negociar mais duas, com o objetivo de acomodar outros dois pré-candidatos, para disputarem as convenções partidárias, entre julho e agosto.
Segundo um membro do partido, João Chaves, se não houver acordo local, a decisão vai para o Diretório Estadual, podendo chegar até mesmo a uma decisão nacional com a Federação que envolve os partidos.
Recentemente em uma eleição interna do partido, foram eleitos sete nomes, dos quais quatro já estão garantidos como pré-candidatos a vereador, Sidney Hermes, Vitor Costa, Renato Ferreira, Thay Araújo n- Contudo, os outros três nomes, Maria Helena, que foi candidata a prefeita em 2020, Marlúcio e Marco Aurélio, estão aguardando as negociações da federação para ver se conseguem viabilizarem seus nomes como pré-candidatos.
Se a Federação ceder mais duas vagas para o PT, o número de candidatos do PV diminui para 10 ao invés de 12; o PC do B continuará com as duas vagas, que já tem direito.
O Divinews na manhã deste sábado (22) fez contato com todos os atores envolvidos na negociação, Rominho Duarte, Rodyson do Zé Milton, Laiz Soares e Manoel Cordeiro. Contudo até o fechamento desta matéria nenhum deles se posicionou sobre a confirmação da condicionante que o PT está impondo à candidatura de Laiz Soares.






