AGU pede que as mineradoras Samarco, Vale e BHP pague 79 bilhões por danos pelo rompimento da barragem em Mariana

O rompiamento completará nove anos em novembro.

Publicado por: Lorena Moura

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu à Justiça Federal de Minas Gerais que as mineradoras Samarco, Vale e BHP  depositem no prazo de 15 dias, R$ 79,6 bilhões em reparação a prejuízos. As empresas ainda respondem pelo rompimento da barragem em Fundão, Mariana que ocorreu em novembro de 2015 e, além de destruir a cidade, acabou com rios e nascentes.

A quantia corresponde à atualização monetária da condenação das empresas por danos morais coletivos, no valor de R$ 47,6 bilhões. A sentença foi proferida pela 4ª Vara Federal Cível e Agrária de Belo Horizonte, em ação civil pública aberta pelo Ministério Público Federal (MPF).

Continua depois da publicidade

A AGU quer que a Justiça Federal determine o cumprimento imediato da sentença, mesmo que ainda haja recursos das empresas pendentes de julgamento. “Já é hora do Estado e da sociedade brasileira receberem uma resposta concreta”, diz a petição apresentada pela União.

 

Fonte: Agência Brasil

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade